O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinou, nesta quinta-feira (31.07), um Protocolo de Intenções com a Bracell, empresa de produção de celulose, e com a Florestar SP, do setor florestal, para promover a inclusão socioeconômica de inscritos no Cadastro Único. A iniciativa integra o Programa Acredita no Primeiro Passo e prevê a oferta inicial de vagas para motoristas, operadores de máquinas e auxiliares de serviços.
O titular do MDS, Wellington Dias, reforçou o objetivo do Governo Federal. “A proposta é integrar o CadÚnico e o Bolsa Família às vagas das empresas, qualificando candidatos e priorizando quem mais precisa. Nós retiramos o Brasil do Mapa da Fome e estamos impulsionando a economia, gerando dignidade para milhares de pessoas”, disse.
Também presente no evento, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou a importância da Florestar. “A Bracell é uma de suas associadas, uma das maiores, e essa nova parceria vai permitir que beneficiários do Bolsa Família ingressem nessas empresas”, pontuou França, ao lembrar que, em 2024, 98% dos empregos gerados foram preenchidos por pessoas cadastradas no CadÚnico.
Atualmente, a empresa conta com 10.235 colaboradores (8.547 da Bracell e 1.673 da Bracell Papéis) e 17.350 prestadores de serviços atuantes diretamente nas operações de celulose e papel. A empresa mantém um programa de educação, com treinamentos voltados ao desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores.
Segundo o vice-presidente da Bracell, Júlio Gama, a parceria é uma iniciativa de inclusão social e socioeconômica que atende às necessidades reais dos empregados. “Ao consultar nossa equipe de operações, perguntei: ‘Qual é o principal desafio? O que mais precisamos em nossa estrutura?’ A resposta foi clara. Precisamos de mão de obra especializada. Portanto, temos vagas disponíveis e estamos prontos para contratar”, disse. “Vejo nessa parceria uma grande oportunidade. E, claro, o maior beneficiado é o trabalhador em situação social mais vulnerável, que agora tem esse canal aberto”, acrescentou.
Para a gerente de atração de talentos da Bracell, Angélica Martins, o Acredita no Primeiro Passo é a proposta concreta de transformação social. “A Bracell é uma empresa que acredita no poder da inclusão e no impacto positivo que o emprego pode gerar na vida das pessoas e nas comunidades onde atuamos. Temos milhares de vagas em nossas unidades e estamos prontos para colaborar ativamente com essa política pública, contratando, capacitando e contribuindo para o desenvolvimento desses profissionais”, revelou.
Já a diretora-executiva da Florestar, Fernanda Abílio, reiterou o compromisso em mobilizar as empresas associadas para colaborar com o programa. Desejamos que esta parceria seja o início de uma longa jornada de colaboração do setor florestal junto aos ministérios e à sociedade civil, servindo como ponte para levar oportunidades a quem mais precisa”, destacou.
Estiveram presentes na assinatura do protocolo o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, e o diretor presidente da Florestar, Manoel Browne.
Programa Acredita no Primeiro Passo
O programa Acredita no Primeiro Passo, instituído em 2024, promove a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico com foco especial em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas. Ele atua em três eixos principais: emprego, qualificação profissional e empreendedorismo.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome