MDS e Sest Senat capacitam inscritos no CadÚnico no setor de transportes

Geral

A parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Sest Senat, com foco na inclusão socioeconômica para a geração de renda das famílias inscritas no Cadastro Único, já propiciou que mais de 2,7 mil inscritos no CadÚnico pudessem se candidatar ao Programa Mais Motoristas, do Sest Senat. 

Do total, 777 alunos já iniciaram o programa, enquanto 532 alunos se estão em processo seletivo, nas etapas de avaliação de saúde e formação. Outros alunos já concluíram o Programa Mais Motoristas. Do número geral dos inscritos que estão no CadÚnico, 466 são mulheres, representando 17% do total de público e superando a meta de 5% estabelecida no Acordo de Cooperação Técnica entre MDS e Sest Senat.

Entre os candidatos que concluíram o processo de mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 321 já receberam a Carteira Nacional de Habilitação Profissional e seguem em processo de qualificação no Sest Senat.

A parceria utiliza a expertise do Sest Senat para oferecer, gratuitamente, qualificação profissional às pessoas e famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e risco social, que compõem o Cadastro Único. O mapeamento é feito por meio do cruzamento de dados entre as bases do Programa Mais Motoristas e do CadÚnico.

O objetivo é fortalecer o setor de transporte, com investimento na formação de profissionais preparados e responsáveis e, assim, criar mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A parceria ocorre no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo.

Programa Mais Motoristas 

O Programa Mais Motoristas surgiu com o propósito de aumentar a oferta de motoristas qualificados e, com isso, gerar mais emprego, renda e promover um trânsito mais seguro em todo o país.

Por meio do programa, o Sest Senat custeia integralmente o processo de mudança de categoria da CNH (para as categorias “C”, “D” ou “E”) e a formação especializada na Escola de Motoristas Profissionais ou em cursos homologados pela instituição.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome