O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, cumpriu agenda oficial na capital piauiense neste sábado (13.09).
Em Teresina, no auditório da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), foi assinado um termo de adesão entre o MDS e a Uespi para o Acredita no Primeiro Passo.
O Acredita no Primeiro Passo faz a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio de ações de apoio à qualificação profissional e à inserção no trabalho, e de incentivo ao empreendedorismo.
Na ocasião foi anunciada a liberação de R$ 769 mil para a execução do projeto de qualificação de povos tradicionais no estado – quilombolas e indígenas, em situação de vulnerabilidade -, dos municípios de Piripiri e Lagoa de São Francisco, Paquetá e Queimada Nova com vistas ao empreendedorismo e empregabilidade.
O ministro Wellington Dias destacou a importância de se colocar o pobre em local de destaque e de ter um olhar especial para aqueles que mais precisam. “Daí a importância dessas parcerias que fazemos junto com o Ministério da Educação para tecnologias, mas também com apoio através da UFPI (Universidade Federal do Piauí), IFPI (Instituto Federal do Piauí) e agora com a Uespi, voltadas para a qualificação e para o emprego. É o Programa Acredita no Primeiro Passo que qualifica para o emprego e qualifica para os pequenos negócios.”
O ministro também ressaltou os números positivos de empregabilidade e dos novos negócios gerados. “Nós alcançamos mais de 3,5 milhões de novos empregos num saldo positivo de 4,2 milhões, ou seja, 90% das vagas de emprego para as pessoas do Cadastro Único. Destaco ainda a área do empreendedorismo. São nove milhões de pequenos negócios a mais desde que o presidente Lula assumiu e 5,2 milhões são de pessoas do Bolsa Família. Esse é o caminho que faz a economia seguir crescendo a cada ano, com mais pessoas com renda para o consumo, para mais inclusão social.”
Para o reitor da Uespi, Evandro Alberto, este é um momento de grande importância para a instituição. “O Acredita é um Importante programa que vai transformar a vida das pessoas e vai chegando com qualificação para o mercado de trabalho, mas também para empreender. O ministro tem uma grande sensibilidade e aqui fazemos essa cooperação para mudar a vida das pessoas em várias regiões do estado.”
Entrega de veículos
Ainda na Uespi foi formalizado o recebimento de três veículos adquiridos por convênio entre a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos oriundos de emenda da então deputada federal Rejane Dias, que destinou recursos na ordem de R$ 500 mil.
Um dos veículos, modelo pick-up, foi destinado à Uespi de Picos, no sul do estado. A diretora do campus, Mariluska Macedo, destacou a importância do recebimento do veículo, uma vez que vai ajudar a instituição no suporte das atividades acadêmicas e administrativas.
Indústria de beneficiamento
O ministro Wellington Dias visitou ainda as instalações de um empreendimento de beneficiamento de carnes de suínos, caprinos, ovinos e também bovinos localizado na zona norte de Teresina. Trata-se-se do empreendimento D’Corthes, que recebe as carnes de associação de pequenos produtores, beneficia e agrega valor aos produtos da agricultura familiar.
De acordo com o professor da Universidade Federal do Piauí, Ricardo de Andrade, o objetivo da visita foi apresentar ao ministro a integração desse arranjo produtivo feito na caprinocultura, suinocultura e bovinocultura, aproximando o produtor rural da planta frigorífica, de uma unidade de beneficiamento de carnes. “Integrando todo mundo, o arranjo produtivo e o estado se desenvolvem.”
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome