O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio do Departamento de Monitoramento e Avaliação, vinculado à Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, lançou nesta sexta-feira (23.05) o Caderno de Estudos nº 38, intitulado Convergência Global no Nível do G20 e Convergência Regional nas Unidades Federativas do Brasil.
Confira a publicação aqui
O lançamento acontece durante a edição do evento Sexta com Debate e encerra a programação da Semana da Avaliação 2025. A publicação é fruto de uma parceria estratégica com a Eurofound, agência da União Europeia especializada em estudos sobre condições de vida e trabalho, reconhecida pela sua ampla experiência na análise de convergência socioeconômica.
Em sua trigésima oitava edição, a série Cadernos de Estudos apresenta uma análise aprofundada sobre o tema Crescimento Inclusivo, com foco na convergência socioeconômica entre os países do G20 e os estados brasileiros. O estudo visa contribuir para a formulação de políticas públicas inclusivas, voltadas à redução da pobreza e à promoção de um desenvolvimento sustentável.
No estudo, a redução das desigualdades econômicas e sociais é avaliada pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera três dimensões essenciais: saúde , educação e padrão de vida digno baseado na Renda Nacional Bruta per capita.
Os resultados mostram que, apesar do crescimento geral do IDH no grupo, existem trajetórias diferenciadas. No Brasil, o estudo revela que, embora tenha havido avanços no IDH entre 2012 e 2021, as desigualdades regionais persistem, especialmente entre as regiões Norte e Nordeste, que tiveram o índice agravado pela pandemia de Covid-19.
A análise destaca a urgência de políticas públicas focadas na inclusão social e no desenvolvimento regional, com investimentos prioritários em educação, saúde e geração de emprego, especialmente para mulheres, cuja participação no mercado de trabalho vem crescendo no país.
A pesquisa salienta também a necessidade de compreender e enfrentar as desigualdades regionais e globais como elementos centrais para o desenvolvimento de estratégias eficazes, alinhadas aos compromissos e objetivos do MDS. Além disso, enfatiza a importância de políticas públicas que promovam a convergência tanto no âmbito global quanto regional, reforçando a necessidade de inclusão social.
Outro ponto de destaque são as recomendações práticas para capacitar formuladores de políticas com dados e análises baseados em evidências, estimulando a cooperação internacional entre os membros do G20 e o fortalecimento de políticas multilaterais que possam reduzir as desigualdades estruturais.
Sexta com Debate
O Sexta com Debate é uma iniciativa do MDS que promove a troca de conhecimento e o diálogo entre especialistas, gestores públicos e sociedade civil, fomentando o debate qualificado sobre temas estratégicos para o desenvolvimento social e econômico do país.
O lançamento do Caderno de Estudos nº 38 representa mais um passo importante na missão do MDS em monitorar e avaliar políticas públicas de forma técnica, contribuindo para o combate à pobreza e à fome através da elaboração de estratégias que garantam a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome