A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, participa, nesta terça-feira (22.07), do webinar “ATER para uma transição justa dos sistemas alimentares”. O debate será transmitido, ao vivo, a partir das 9h, pelo YouTube do Instituto Escolhas (LINK), realizador do evento.
O encontro vai reunir especialistas e representantes do poder público para discutir o papel estratégico da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no enfrentamento da crise climática e na construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.
Para a secretária, a transformação dos sistemas alimentares é uma escolha política, que precisa ser feita com coragem e solidariedade. “O ambiente urbano concentra oportunidades econômicas, mas também profundas vulnerabilidades sociais. Precisamos transformar os desertos e pântanos alimentares em territórios de inclusão, saúde e resiliência”, defendeu.
E prosseguiu: “A resposta à crise climática exige priorizar o debate e a ação, promovendo sistemas alimentares mais resilientes e verdadeiramente inclusivos, assegurando o acesso a alimentos de qualidade para todas as pessoas”.
Além da secretária, participam do debate Clérison dos Santos Belém, coordenador institucional do IRPAA e membro da Rede Ater Nordeste; Luciano Brandão, presidente da Emater-RO e da Asbraer; e Marenilson Batista da Silva, diretor executivo do departamento de ATER do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A mediação será de Jaqueline Ferreira, diretora de pesquisa do Instituto Escolhas.
Combate à Fome
A promoção de sistemas alimentares justos e sustentáveis e o combate à fome são prioridades do governo que, desde 2023, tem retomado políticas públicas e implementado ações nesse sentido, como o Plano Brasil Sem Fome, Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Cisternas, entre outros.
Os resultados têm sido positivos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 24 milhões de brasileiros saíram da fome em 2023. No mesmo ano, a insegurança alimentar grave caiu 85% no país, segundo relatório da ONU.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o encontro vai reunir especialistas e representantes do poder público para discutir o papel estratégico da ATER no enfrentamento da crise climática e na construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome