MDS recebe delegação da República Dominicana para troca de experiências em políticas públicas de combate à fome e à pobreza

Geral

Parceiro estratégico na agenda regional de combate à fome e promoção do desenvolvimento rural sustentável, a República Dominicana, por meio de seus representantes, conheceu, nessa quinta-feira (04/09), um conjunto de políticas públicas e experiências brasileiras. A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, recebeu a delegação em uma reunião conjunta com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Localizada no coração do Caribe, o país, que enfrenta desafios como a desigualdade social e a pobreza de parte da sua população, é membro fundador da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a presidência brasileira do G20 em 2024. A presença de representantes no Brasil se dá pela participação da República Dominicana na Conferência Regional de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, realizada em Brasília (DF), entre os dias 1º e 4 de setembro. 

Estiveram presentes na reunião, a Sra. Gloria Reyes, diretora do Programa Supérate, principal estratégia de inclusão socioeconômica da República Dominicana, acompanhada do embaixador Robert Takada. O Programa Supérate reúne iniciativas voltadas para cooperativas, juventude, artesanato, cultura e agricultura familiar, sendo considerado peça-chave na política de proteção social do país, que, atualmente, participa do processo de planejamento acelerado para expansão e implementação de programas de combate à fome e à pobreza no âmbito da iniciativa. 

A República Dominicana está entre os 13 países que participam de um esforço de implementação acelerada da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A ação inclui reunir parcerias internacionais técnicas e financeiras para a expansão de seu programa de fomento à Agricultura Familiar e sua estratégia de inclusão socioeconômica. 

Durante a reunião, a delegação dominicana apresentou seu interesse em conhecer em profundidade experiências brasileiras, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), especialmente na sua articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nesse ponto, Lilian Rahal ressaltou que a integração entre as duas políticas é um exemplo concreto de como alinhar produção da agricultura familiar com políticas de segurança alimentar e nutricional, garantindo renda a agricultores e acesso a alimentos saudáveis nas escolas. Também foram pontos de interesse da delegação programas como o Fomento Rural, o Garantia Safra, o Programa Nacional de Crédito Fundiário e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome