O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanha, neste sábado, 5 de julho, em Fortaleza (CE), o mutirão de atendimento médico no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A ação faz parte do projeto Dia E: Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, que ocorre nos 45 Hospitais Universitários da rede, em todo o Brasil. Ao longo deste sábado, serão realizados exames, cirurgias e demais procedimentos no Ceará, totalizando 491 atendimentos de saúde a pacientes que já estavam nas listas de espera, previamente agendados pelas equipes assistenciais responsáveis pela organização. Serão realizadas 74 cirurgias eletivas, 347 exames e 70 procedimentos diversos.
O objetivo da ação é diminuir o tempo de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos dois hospitais, serão atendidos pacientes que já aguardam por cirurgia e/ou exame no Sistema Único de Saúde (SUS). Não serão atendidos novos pacientes no dia do mutirão. Cerca de 200 profissionais – médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos em radiologia, farmacêuticos, entre outros – estão mobilizados no HUWC e na MEAC para acolher, atender e entregar o melhor resultado em saúde que essas pessoas precisam.
“O Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula, está empenhado em reduzir o tempo de espera na fila por cirurgias e atendimentos. Esse é um dos objetivos do programa Agora Tem Especialistas. E o exercício que nós estamos fazendo, com esse grande mutirão dos 45 hospitais universitários do MEC em todo o Brasil, é para ampliar esse atendimento. Estamos chamando de Dia E, mas a Ebserh tem realizado mutirões nesse sentido desde o início do ano. E a ideia do MEC e da Ebserh é continuar fazendo esse trabalho de mutirões pra gente ampliar em 40% o atendimento nos hospitais universitários”, afirmou o Ministro da Educação, Camilo Santana.
A ideia do MEC e da Ebserh é continuar fazendo esse trabalho de mutirões pra gente ampliar em 40% o atendimento nos hospitais universitários” Camilo Santana Ministro da Educação
A realização do mutirão faz parte de um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde para garantir a celeridade no acesso aos procedimentos já indicados aos usuários do SUS. A iniciativa mobiliza trabalhadores, insumos, equipamentos e uma série de outros recursos, em um esforço concentrando para agilizar atendimentos em fila de espera no SUS do estado. O mutirão revela a importância do acesso universal e gratuito da população brasileira aos serviços de saúde, tendo em vista que o movimento nacional coordenado pela Ebserh em parceria com o Ministério da Saúde vai viabilizar mais de 10 mil atendimentos em todo o país.
Procedimentos – O Hospital Universitário Walter Cantídio oferecerá 261 procedimentos. Serão 50 cirurgias eletivas de coloproctologia (10); oncológica (6); vascular (20); oftalmológica (10); e geral (4). Além disso, serão realizados 211 exames de eletrocardiograma, colonoscopia, MAPA/Holter, gastroenterologia, ecocardiograma, espirometria, tomografia e ultrassom.
Já na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand estão previstos 230 procedimentos. Serão 24 cirurgias de histeroscopia, além de 136 exames — 24 ginecológicos; 20 mamografias; e 92 ultrassons. Também serão ofertados 70 procedimentos diversos: 40 inserções de DIU e 30 implantes Implanon.
Dia E: Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas – O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e é uma iniciativa estratégica para ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país.
Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizados na Rede Ebserh 166 mutirões em todo país.
Desde seu lançamento, a Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 Hospitais Universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Ebserh – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 Hospitais Universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Resumo | Dia E – Mutirão de Atendimento nos Hospitais Universitarios
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh
Fonte: Ministério da Educação