MEC apresenta orientações para PNLD Ensino Médio

Educação

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), apresentou, nesta segunda-feira, 30 de junho, orientações sobre as obras didáticas das categorias 1 e 2 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Ensino Médio, ciclo 2026-2029. Os materiais adquiridos serão direcionados a estudantes e professores do ensino médio, última etapa da educação básica. A apresentação foi realizada por webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube.  

No encontro, foram apresentadas as coleções por área do conhecimento e materiais de apoio à escolha e à utilização. A seleção priorizou os componentes curriculares das obras de: língua portuguesa; redação; língua inglesa; língua espanhola; arte e educação física; matemática; história; geografia; sociologia; filosofia; física; química; biologia; e educação digital, todas no arcabouço da categoria 1. 

“A seleção deste ano tem algumas inovações. Os livros didáticos foram pensados tendo como pressuposto fundamental a interdisciplinaridade dentro da área de conhecimento e o aprofundamento das aprendizagens da formação geral básica. Também estamos priorizando o trabalho de produção de texto, com material didático direcionado à redação”, explicou o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral da SEB/MEC, Alexsandro Santos. 

PNLD – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático, instituído pelo Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.   

Regularmente, o MEC, em cooperação com o FNDE, publica editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para atendimento das etapas de educação básica, de forma alternada.    

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação