MEC apresenta resultados de avaliação em português

Educação

O Ministério da Educação (MEC) deu início, nesta segunda-feira, 4 de agosto, a uma série de webinários, a fim de apresentar os resultados do segundo ciclo da Avaliação Contínua da Aprendizagem do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. O primeiro encontro teve como foco os resultados dos testes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube.  

“Estamos fazendo essa preparação para os resultados do segundo ciclo na perspectiva de uma avaliação formativa que vai acompanhando progressivamente a evolução acadêmica dos nossos estudantes. Informações são muito importantes para que a gente consiga realizar a recomposição e apoiar nossos estudantes na apropriação e na consolidação das habilidades e competências que eles precisam construir”, destacou a coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do MEC, Ana Valéria da Silva Dantas. 

A ação fortalece a implementação integrada de políticas públicas estratégicas voltadas à garantia do direito à aprendizagem. Por meio das avaliações formativas, os dados fornecem subsídios técnicos e pedagógicos para orientar o planejamento de intervenções nas redes de ensino nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.  

Os webinários contam com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, equipes técnicas das secretarias de educação, universidades, articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e especialistas em educação. A ação integra o CNCA e o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, políticas estratégicas coordenadas pelo MEC voltadas a apoiar estados e municípios na garantia da alfabetização das crianças e na superação das defasagens educacionais intensificadas durante a pandemia. 

A série de transmissões é realizada pelo MEC em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa também conta com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec).  

Confira a programação dos próximos webinários:  

  • 5/8 – Anos Iniciais | Resultados de Língua Portuguesa  
  • 6/8 – Anos Finais | Resultados de Matemática e Ciências da Natureza  
  • 7/8 – Anos Iniciais | Resultados de Matemática  

Recomposição – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública instituída pelo Decreto nº 12.391/2025, que articula esforços entre União, estados, Distrito Federal e municípios para enfrentar as defasagens de aprendizagens dos estudantes da educação básica. A iniciativa tem como prioridade o atendimento a estudantes com maiores defasagens de aprendizagem, assegurando o seu direito à aprendizagem com equidade.  

Criança Alfabetizada – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.     

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

Fonte: Ministério da Educação