MEC e UFRN lançam curso de IA para educadores

Educação

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica. A formação é voltada a professores e estudantes de licenciatura de todo o país, com objetivo de promover a educação para o uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial (IA) em sala de aula. 

O curso on-line será o primeiro sobre o tema oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa foi idealizada pelo Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceira com o Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Com carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, o curso abordará cinco tópicos: introdução à inteligência artificial; identificação e reconhecimento de problemas educacionais; fluência de dados educacionais; resolução de problemas educacionais; e ferramentas de IA na educação. A duração total é de dez semanas. 

Os educadores ainda terão a oportunidade de aprender engenharia de prompts; conhecer ferramentas gratuitas de IA; refletir sobre riscos e oportunidades da tecnologia; e aplicar os conhecimentos em um projeto final prático, criando planos de aula, questionários e vídeos. O objetivo é incentivar a produção de recursos pedagógicos inovadores. 

Após a primeira etapa, os alunos terão a opção de continuar a formação com mais 30 horas com mediação de tutores (formação síncrona). Para a segunda fase, estão previstas 20 mil vagas. 

Inscrições – Para se inscrever, os profissionais poderão acessar o sistema Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFRN ou o Gov.br. No primeiro caso, deve-se clicar no menu “extensão” e, em seguida, “visualizar cursos ou eventos”. No segundo caso, depois de acessar o Gov.br, deve-se pesquisar pelo serviço “matricular-se em ações de extensão – UFRN” e, após localizar o serviço, clicar em “iniciar”. 

As inscrições poderão ser realizadas até 10 de outubro. Para participar do processo seletivo, os interessados precisam ser professores da educação básica da rede pública; da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); ou estudantes das licenciaturas da UAB. Além disso, caso haja vagas remanescentes, poderão ser atendidos técnicos das secretarias de educação estadual ou municipal e servidores da Capes. 

Edital do curso de extensão 

Vídeo com passo a passo para inscrição 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da CAPES e UFRN 

Fonte: Ministério da Educação