MEC empossa reitores de instituições federais de São Paulo

Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou os reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos, e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 9 de julho, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).  

A gente tem feito um grande esforço, desde 2023, na recomposição orçamentária das instituições federais e sua inclusão no PAC, para diminuição das desigualdades educacionais. E estamos trabalhando em busca de mais recursos. Queremos elaborar um projeto de lei que dê sustentabilidade orçamentária para as nossas instituições federais, para que elas tenham previsibilidade e segurança para o planejamento. Chegou a hora de garantirmos um orçamento sustentável das nossas instituições, para os reitores e reitoras do nosso país poderem planejar o futuro da educação superior”, adiantou o ministro Camilo Santana. 

O reitor do IFSP, Silmário dos Santos, foi reeleito para o cargo em 2024, com mandato para o período de 2025 a 2029. Ele será responsável por liderar a reitoria, órgão executivo que administra, coordena e supervisiona todas as atividades da instituição. O IFSP conta atualmente com 41 campi e um polo de inovação. Oferta cursos de qualificação, técnicos, superiores e pós-graduação a 67.859 estudantes. Conta com 2.953 docentes e 1.930 técnicos. No plano de expansão, o IFSP está implantando mais 13 campi no estado. Além disso, o IFSP tem dado continuidade a uma agenda de transformação digital, fortalecimento da educação pública e ampliação de parcerias nacionais e internacionais.

“Todos sabemos da dificuldade que estamos enfrentando, mas sabemos quem está do nosso lado. A atual gestão tem feito um grande trabalho, mostrando que a educação pública gratuita vale a pena, e isso nos motiva a seguir na caminhada por uma sociedade mais próspera”, celebrou Silmário.

Ana Beatriz de Oliveira, reitora da UFSCar, é graduada e doutora em Fisioterapia pela UFSCar, com aprimoramento em Saúde e Segurança Ocupacional pelo Instituto Sueco de Vida no Trabalho (Arbetslivsinstitutet). Também foi reconduzida para a gestão de 2025-2029, tendo sido eleita pela primeira vez em 2021. 

Desde 2009, ela atua como professora no Departamento de Fisioterapia da UFSCar, atualmente na posição de professora associada II, e integra o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) desde 2011. Uma das principais demandas da instituição é a consolidação de seus campi, como o de Lagoa do Sino, em Buri, que recebeu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em julho de 2024. 

Que diferença faz viver e trabalhar com esperança! As universidades voltaram a ter voz no Executivo, ter apoio no MEC, construindo caminhos para reconstruirmos a principal ferramenta de transformação social: a educação”, disse Oliveira. 

09/07/2025 - Solenidade de Posse de Reitores de Instituições Federais de Ensino do Estado de São Paulo - Ana Beatriz de Oliveira/UFSCar e Silmário Batista dos Santos/IFSP.  Fotos: Angelo Miguel/MEC

IFSP O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao MEC e reconhecida como uma das maiores instituições de ensino técnico e tecnológico do Brasil. Com uma estrutura multicampi, o IFSP está presente em diversas regiões do estado de São Paulo, oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade para quase 70 mil estudantes. A instituição atua em todos os níveis da educação profissional e tecnológica, desde cursos de formação inicial e continuada até programas de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e à distância. 

O IFSP tem como missão promover a formação cidadã e profissional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Seus cursos abrangem áreas como engenharias, ciências exatas, ciências humanas, tecnologia da informação, saúde, meio ambiente, gestão e educação. Além do ensino, o instituto se destaca pela forte atuação em pesquisa aplicada, inovação e extensão, com projetos que envolvem comunidades locais, empresas e órgãos públicos. A instituição também mantém parcerias com universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais, incentivando a mobilidade acadêmica e a internacionalização. 

Com uma gestão democrática e participativa, o IFSP busca constantemente aprimorar seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), promovendo consultas públicas e ampliando o diálogo com a sociedade. Recentemente, a instituição começou a investir em políticas de inclusão, sustentabilidade, inovação pedagógica e uso responsável de tecnologias, como a inteligência artificial.  

O IFSP também realiza eventos acadêmicos, culturais e científicos, como semanas temáticas, feiras de ciência, olimpíadas do conhecimento e programas de incentivo à iniciação científica e ao empreendedorismo estudantil. Com esse conjunto de ações, o Instituto Federal de São Paulo reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, a equidade social e o desenvolvimento regional. 

UFSCar A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma instituição pública federal de ensino superior, criada em 1968, a primeira universidade federal instalada no interior do estado de São Paulo. Seu campus-sede está localizado em São Carlos, e a universidade conta com outros três campi: Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Um novo campus está em fase de implantação em São José do Rio Preto, com previsão de início das atividades em 2026. 

A missão da UFSCar é produzir e tornar acessível o conhecimento, por meio do ensino, da extensão e da pesquisa, sempre preservando a memória e a cultura local, regional e nacional. A instituição busca se consolidar como uma instituição geradora e disseminadora de saberes, por meio da promoção do progresso científico e tecnológico e sendo uma referência na formação de cidadãos democráticos, capazes de contribuir para a transformação e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável. 

Desde sua criação, a UFSCar busca responder às demandas sociais com inovação e responsabilidade. Por meio de políticas de ações afirmativas, internacionalização, valorização da diversidade, inclusão digital e respeito ao meio ambiente, a universidade tem se comprometido a contribuir com o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. A universidade também lidera iniciativas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental, a partir de ações como recuperação de áreas florestadas, gestão de resíduos e programas de educação ambiental, reforçando seu compromisso com o bem-estar das gerações atuais e futuras. 

A universidade é reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão, com forte atuação em áreas como engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas e sociais. A UFSCar também se destaca por seu compromisso com inclusão social, diversidade, sustentabilidade e inovação. A instituição oferece dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, além de programas de extensão e pesquisa que impactam diretamente a sociedade. A UFSCar mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais, promovendo intercâmbio acadêmico e científico. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e da Setec 

Fonte: Ministério da Educação