MEC faz abertura e integra debates da Reditec 2025

Educação

O Ministério da Educação (MEC) participará, de 2 a 5 de setembro, da 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), na cidade de Bonito (MS). A abertura do evento ocorrerá nesta terça-feira, 2 de setembro, às 19h30 (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube, e contará com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli.  

Organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a edição deste ano tem como tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. As inscrições para o evento seguem abertas para gestores das 41 instituições que compõem a Rede Federal pelo site oficial da Reditec 2025

De acordo com Bregagnoli, a Reditec é uma oportunidade de resgatar os princípios da Rede Federal e de conceituar o tema consolidação. “Consolidação no sentido das ações, da infraestrutura, mas também na atuação das instituições junto à sociedade. A Reditec é um momento de reflexão e de capacitação dos gestores para diversas temáticas. Quanto a Rede Federal pode contribuir com as demandas da sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo no desenvolvimento regional?”, propõe. 

Programação – Serão 20 palestras, painéis e mesas-redondas sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e temáticas afins, divididos em seis eixos temáticos: EPT, Presente e Futuro; Financiamento, Governança e Eficiência Institucional; Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas; Extensão, Impacto Social e Internacionalização; Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional; e Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública. 

No dia 4 de setembro, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, fará palestra com o tema “Planejamento e orçamento: a Rede Federal no futuro do desenvolvimento nacional”.  

Também estão previstas apresentações musicais; Feira de Economia Solidária; reuniões regionais de dirigentes para debates sobre singularidades de gestão em cada região; compartilhamento de experiências; e articulação de estratégias de desenvolvimento regional em diferentes contextos. A Reditec 2025 contará ainda com a Mostra de Experiências Exitosas. 

Histórico – A Reunião Anual dos Dirigentes ocorre desde 1974 é uma iniciativa financiada pelo MEC e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para integrar reitores, pró-reitores, diretores-gerais e parceiros em prol do debate de políticas e diretrizes da EPT. A organização fica sob responsabilidade dos institutos federais, de forma alternada. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e do IFMS 

Fonte: Ministério da Educação