O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE), promoveu nesta semana o I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação. Com o propósito de construir diálogos entre os diversos atores nacionais e, também, internacionais, o evento agregou a produção de seminários que permitiram o mapeamento de aproximadamente 106 experiências intersetoriais na educação, implementadas por mais de 100 municípios. O encontro foi realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Salvador, na Bahia.
“A experiência de reunir tantas pessoas comprometidas com o fortalecimento da educação como política emancipatória e garantidora de direitos nesses três dias do encontro ficará na memória e inspirará cada participante a se engajar ainda mais na rede”, destacou o diretor de Articulação Intersetorial da SASE, Antonio Claret Campos Filho.
Essas experiências possibilitaram a construção da rede de intersetorialidade com a educação, integrada por pontos focais indicados pelos dirigentes municipais de educação. Participaram do evento representantes de 45 municípios, de 16 estados. As experiências mapeadas e convidadas a se apresentar foram listadas e disponibilizadas na plataforma Interações, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
“A troca de conhecimentos, o compartilhamento de práticas intersetoriais e a formação de vínculos propiciados pela dinâmica dos trabalhos com certeza impulsionarão a produção de novas soluções, novas estratégias para construirmos uma sociedade mais inclusiva, equitativa e solidária”, reforçou Antonio Filho.
As experiências inauguram a Comunidade de Práticas, que prosseguem de modo on–line com a tarefa de sistematizar toda a produção compartilhada pelos participantes nas Oficinas de Cooperação. As oficinas foram mediadas por educadores que desenvolvem a metodologia da Pedagogia da Cooperação, método que visa contribuir para a prática da intersetorialidade em cada um dos territórios representados no encontro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SASE
Fonte: Ministério da Educação