MEC participa de anúncio de ações do Agora Tem Especialistas

Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia de anúncio de entregas do Novo PAC, em Juazeiro, na Bahia, nesta quinta-feira, 17 de julho. No evento, foram apresentados os resultados do PAC Seleções 2025, da Casa Civil, na área da Saúde. Também houve a entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para cinco municípios baianos: Curaçá, Sento Sé, Uauá (região de Juazeiro), Chorrochó e Macururé (região de Paulo Afonso). 

No evento, foram anunciadas iniciativas do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A estratégia começa a ampliar os turnos de atendimento em policlínicas, ambulatórios e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no acesso à saúde especializada, em parceria com estados e municípios. A medida atinge tanto unidades públicas quanto privadas e visa a redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O programa prevê investimento de R$ 2,5 bilhões por ano. A expansão deve ocorrer inicialmente nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

As policlínicas públicas e privadas estão expandindo os turnos de atendimento, para a noite, sábados e domingos. A Policlínica de Juazeiro, que foi visitada pela comitiva do presidente, já iniciou a expansão do atendimento. A unidade atenderá a uma população de 587.921 habitantes de 10 municípios. A expectativa é realizar 140.987 consultas e 169.472 exames anualmente.

Neste mês, como parte do lançamento do Agora Tem Especialistas, uma integração estratégica entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde realizou 12.464 procedimentos no mutirão intitulado Dia E. A iniciativa executada pela rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, foi um esforço concentrado, do qual os atendimentos corresponderam a 60% a mais da estimativa inicial.  

Durante o mutirão foram realizados 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias. Mais de 2 mil médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde atuaram. Dentre os procedimentos ofertados constavam cirurgias de média e alta complexidade, consultas especializadas e exames de imagem 

Novo PAC Com o Novo PAC, o Governo Federal realiza obras e empreendimentos para a população em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com participação direta de municípios e estados na escolha da aplicação dos recursos. A demanda da edição deste ano foi a maior já registrada pelo programa na área da saúde, com quase 40 mil pedidos para uma oferta de aproximadamente 20 mil obras/equipamentos. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom)  

 

Fonte: Ministério da Educação