MEC participa de lançamento de cúpula para primeira infância

Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou nesta terça-feira, 23 de setembro, do lançamento da Cúpula Internacional de Financiamento para a Primeira Infância. O início do processo preparatório para o encontro, previsto para 2027, aconteceu em evento paralelo à 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova York, nos Estados Unidos. 

A Cúpula é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com as organizações Their World e Act For Early Years, e reunirá líderes de governos, empresas, sociedade civil e instituições multilaterais para forjar ações e compromissos de financiamento para a primeira infância. O Brasil já concordou em apoiar a ação, ao lado de países como África do Sul, Ucrânia e Serra Leoa. 

A expectativa ao reforçar a primeira infância como prioridade global, reconhecendo seu papel no fortalecimento do capital humano, na promoção da equidade e no desenvolvimento sustentável— é empreender a mobilização de pelo menos US$ 1 bilhão para intervenções destinadas a esse público. 

“O evento de hoje abrirá caminho para a primeira Cúpula Internacional de Financiamento para a Primeira Infância, com o Unicef como parceiro principal. Apelamos ao apoio de alto nível de governos e parceiros privados. Juntos, podemos garantir que todas as crianças, em todos os lugares, tenham a oportunidade não apenas de sobreviver, mas também de florescer e atingir seu pleno potencial”, afirmou a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell. 

Painel – Durante a cerimônia de lançamento, o ministro Camilo Santana palestrou em painel com representantes de outros Estados-Membros para dialogar sobre a gestão nacional de políticas voltadas a crianças pequenas. Os participantes destacaram soluções impactantes e estratégias para fazer com que a pauta se torne uma prioridade estatal. 

O Brasil assumiu um compromisso com nossas crianças mais novas. Estamos agora integrando todas as políticas que afetam a primeira infância em um novo plano nacional com uma mensagem poderosa: nenhuma criança deve ser deixada para trás.” Camilo Santana, ministro da Educação 

“O Brasil assumiu um compromisso com nossas crianças mais novas. Estamos agora integrando todas as políticas que afetam a primeira infância em um novo plano nacional com uma mensagem poderosa: nenhuma criança deve ser deixada para trás. Porém, sabemos que este desafio não é apenas nacional, mas internacional. Precisamos de novas parcerias e novos compromissos de todos os governos e setores”, disse Santana, referindo-se à Política Nacional Integrada da Primeira Infância, lançada em agosto deste ano. 

O painel contou ainda com a participação do ministro da Educação Básica e Secundária de Serra Leoa, Conrad Sackey; do primeiro vice-ministro do Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia, Yevhen Kudriavets; e da secretária-geral adjunta para Assuntos Humanitários e coordenadora adjunta de Socorro de Emergência do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Joyce Msuya. 

Minifesto – O encontro também foi marcado pela assinatura do “Nosso minifesto”, idealizado pela Act For Early Years. O pequeno documento pede ações concretas para garantir o acesso universal a cuidados médicos primários de qualidade, promovendo saúde, bem-estar e desenvolvimento desde a gravidez até os primeiros anos de vida; o acesso universal à educação pré-escolar de qualidade; e o apoio integral às famílias, por meio de creches acessíveis e de qualidade, benefícios para crianças e suporte a mães, pais e cuidadores. 

A ideia é que a sociedade se engaje em nível local, buscando assinaturas para o minifesto de vereadores, prefeitos, deputados, líderes comunitários e empresários, em sinal de apoio à meta de investimentos de US$ 1 bilhão por parte de governos, doadores internacionais, empresas e entidades filantrópicas; e à realização da primeira Cúpula Internacional de Financiamento para a Primeira Infância. 

Assembleia Geral – Com o tema “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas marca oito décadas de atuação da organização. Como ocorre tradicionalmente desde 1955, o Brasil abriu o Debate Geral nesta terça-feira (23), oportunidade em que apresentou à comunidade internacional as prioridades de sua política externa. Pela noite, após o lançamento da Cúpula Internacional de Financiamento para a Primeira Infância, a comitiva será recebida em jantar oferecido pela diretora global de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Pia Britto. 

No primeiro dia do evento (22), a agenda da comitiva brasileira incluiu uma audiência com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, para discutir medidas de regulamentação das redes sociais e o ECA Digital, recentemente sancionado, que combate a adultização de crianças na internet. À noite, as autoridades participaram do jantar anual de alto nível da Educação Global, promovido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com a presença do ex-primeiro-ministro do Reino Unido e Enviado Especial da ONU para a Educação Global, Gordon Brown. 

No último dia de agenda (24), a delegação participará do evento organizado pelas Missões Permanentes da Itália e da Nigéria, em parceria com a Parceria Global para a Educação, intitulado “A educação multiplica possibilidades: investindo em nosso futuro”. Na mesma data, está prevista reunião bilateral com o diretor de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Unicef 

Fonte: Ministério da Educação