MEC participa de seminário internacional de EPT

Educação

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta quinta-feira, 25 de setembro, em Brasília (DF), do Seminário Internacional de Educação Profissional Senai 2025, evento híbrido que integra a programação da World Skills Brasil. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, palestrou no painel “Tecnologia e Talento em sinergia: a nova dinâmica da educação profissional” sobre a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT).  

Bregagnoli apresentou as diretrizes para a educação profissional e tecnológica (EPT) em temas como transformação digital, modernização curricular, articulação com o setor produtivo e estratégia nacional para formação de jovens e trabalhadores. “A EPT é um processo inclusivo na perspectiva da geração de emprego, de melhoria da renda e que gera aumento da qualidade de vida. Ela atua principalmente reduzindo desigualdades e preparando o jovem para o mercado de trabalho”, enfatizou. 

O secretário destacou o levantamento realizado pelo MEC ano passado, em que se constatou que 85% dos jovens gostariam de ter um ensino mais aplicado, voltado para a prática e com retorno financeiro. “Nesse sentido, a parceria que existe atualmente entre os sistemas que ofertam EPT de qualidade no país atende a essa demanda dos brasileiros”, disse.  

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,5% da população de 15 a 29 anos — ou seja, 8,9 milhões de brasileiros — não está na sala de aula nem trabalhando. O secretário explicou que a EPT precisa atingir esse público de forma prioritária e, para isso, precisa implementar mudanças, “tais como mais flexibilidade e dinâmica, uso de metodologias ativas, estímulo ao empreendedorismo e à inovação, além de alinhamento às demandas do mundo do trabalho e associação da oferta de cursos em áreas estratégicas do país”. 

Bregagnoli destacou, por fim, programas do MEC de fortalecimento e ampliação da modalidade, tais como o Juros por Educação, o Pé-de-Meia e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Também participaram do painel Cláudia Pompa, especialista em educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e Zhao HongQuan, vice-reitor do Instituto de Construção Naval e Manufatura Inteligente de Jiangsu da China. O debate teve mediação do diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini. 

World Skills Brasil – A etapa final da competição segue até domingo, 28 de setembro, em Brasília, com a cerimônia de premiação. O evento reúne mais de 150 jovens de 19 estados brasileiros. Os melhores colocados representarão o país na disputa mundial, em Xangai, no próximo ano. A competição reúne jovens de 17 a 23 anos em áreas como robótica móvel autônoma; desenvolvimento de aplicativos móveis; controle industrial; e arte digital 3D para jogos. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está representada por 12 estudantes na etapa final. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Portal da Indústria 

Fonte: Ministério da Educação