O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), recebeu o Embaixador da Guiné-Bissau no Brasil, M’bala Alfredo Fernandes, e o secretário de Educação Superior guineense, Gibrilo Djaló. A reunião ocorreu na quinta-feira, 18 de setembro, na sede da pasta, em Brasília (DF).
Na ocasião, foram discutidas oportunidades de cooperação entre os dois países, com destaque para a consolidação do ensino superior guineense e o fortalecimento da recém-criada agência nacional de avaliação. As autoridades da Guiné-Bissau manifestaram interesse em ampliar parcerias nas áreas de agricultura, turismo, ciências, biomedicina e segurança.
O secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinícius David, reafirmou a disposição do governo federal em apoiar o país africano, intermediando tratativas com outros órgãos, como a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para atender às demandas relacionadas à regulação e avaliação da educação superior. Atualmente, 115 estudantes guineenses participam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Brasil, enquanto outros 520 já concluíram sua formação em instituições de 23 estados e do Distrito Federal.
Também estiveram presentes na reunião a coordenadora-geral de Relações Estudantis, Lúcia Campos Pellanda, e o coordenador-geral de Assuntos de Internacionalização, Virgílio Almeida.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu
Fonte: Ministério da Educação