O Ministério da Educação (MEC) recebeu, na terça-feira, 29 de julho, a visita do ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura do Timor-Leste, José Honório da Costa Pereira Jerónimo, e equipe, acompanhado da Embaixadora de Timor-Leste em Brasília, Maria Ângela Guterres Viegas Carrascalão, para debater cooperação educacional e acadêmica entre os dois países. Acompanharam a agenda as equipes da Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI/GM) e das secretarias Executiva (SE) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.
O encontro relembrou as relações históricas bilaterais e a cooperação em língua portuguesa e, mais recentemente, na educação profissional e tecnológica (EPT), em seguimento ao bem-sucedido projeto-piloto realizado em 2024. O projeto contou com o envio de 11 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que capacitaram mais de 100 professores em serviço nas cidades de Díli, Maliana, Suai, Baucau e Ermera em disciplinas nas áreas de contabilidade, comércio, secretariado, gestão de equipamentos informáticos, produção agrária e construção civil.
Durante a passagem pelo Brasil, a delegação timorense também visitou instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e demonstrou interesse no compartilhamento da experiência brasileira.
“Temos, nos institutos federais, uma configuração de educação a distância [EaD], em que conseguimos alcançar mais pessoas. Com isso, podemos mesclar o intercâmbio acadêmico com a EaD”, explicou o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini. “Temos relações históricas entre os dois países e temos tempo suficiente para consolidar os projetos de cooperação. A determinação do ministro da Educação, Camilo Santana, é de fortalecer as nossas relações bilaterais”, completou.
O ministro timorense demonstrou interesse em desenvolver a cooperação sobre o ensino técnico em formato a distância e presencial e reforçou que o país está aberto para avançar no trabalho conjunto. “Quero agradecer ao Brasil por sempre apoiar o Timor-Leste e reforçar nossos laços de fraternidade”, finalizou.
Participaram do encontro o secretário-executivo adjunto do MEC, Rodolfo Cabral; o secretário da Setec/MEC, Marcelo Bregagnoli; o Chefe substituto da AAI/MEC, Vinícius Scofield, e suas equipes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SE e da AAI
Fonte: Ministério da Educação