O Ministério da Educação (MEC) receberá, até 3 de setembro, as propostas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que desejam ofertar cursos de qualificação profissional nas áreas de inovação, economia digital e empreendedorismo. Serão ofertadas 5 mil vagas, com investimento de R$ 10 milhões do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A linha de fomento denominada Pronatec Empreender visa à inclusão produtiva, ao fortalecimento de ecossistemas locais de inovação e à modernização da educação profissional no país, capacitando jovens e adultos para atuarem de forma inovadora, ética e sustentável diante das transformações do mundo do trabalho e das novas oportunidades da economia digital e criativa.
Os cursos a serem ofertados são: Negócios Inovadores Apoiados por Inteligência Artificial; Drones e Impressoras 3D: Operação e Manutenção; e App Clicks – Construção Rápida de Apps para Mídias Digitais. As qualificações são presenciais, gratuitas e com carga horária de 200 horas.
A seleção valorizará a equidade de gênero, com a meta mínima de 30% das vagas para mulheres, e a representatividade territorial, com prioridade de recursos para regiões Norte e Nordeste. Além disso, utilizará ambientes promotores de inovação na oferta dos cursos, tais como laboratórios makers, incubadoras, polos de inovação e coworkings.
A primeira edição do Pronatec Empreender foi realizada no ciclo 2023/2024, contemplando cursos nas áreas de economia criativa, inovação digital e empreendedorismo sustentável.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fonte: Ministério da Educação