O fim de semana foi de grandes conquistas para o esporte brasileiro. Atletas incentivados pelo programa Bolsa Atleta garantiram medalhas de ouro, prata e bronze durante competições internacionais disputadas neste sábado (17) e domingo (18). Confira os principais resultados que tanto orgulham o povo brasileiro.
Canoagem
Na primeira competição internacional desde Paris 2024, Isaquias Queiroz, contemplado pelo Bolsa Atleta — programa de incentivo do Ministério do Esporte, na categoria Pódio — venceu a prova do C1 500m em Szeged, na Hungria, com o tempo de 1m47s80. O resultado mostra que Isaquias já está de olho em Los Angeles 2028.
Ginástica Artística
O fim de semana foi de glória para a ginástica artística na Copa do Mundo de Koper, na Eslovênia. Os atletas brasileiros terminaram a competição com sete medalhas. Ao som de “Maria, Maria”, do cantor Milton Nascimento, a ginasta Júlia Coutinho fez bonito, subiu ao lugar mais alto do pódio e conquistou a medalha de ouro no solo, com a nota 13.100.
A medalha de prata no mesmo aparelho também ficou com o Brasil: Gabriela Barbosa brilhou e garantiu a dobradinha brasileira. Ela e Gabriela Bouças conquistaram outra dobradinha na final das barras assimétricas, com prata e bronze, respectivamente. Bouças também garantiu o bronze na trave.
Os ginastas masculinos também se destacaram, com ouro para Lucas Bitencourt e prata para Patrick Sampaio nas finais da barra fixa.
Ginástica de Trampolim
Já no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim, disputado em El Salvador, a brasileira Camila Gomes conquistou a medalha de ouro pelo quarto ano consecutivo. O Brasil também levou o bronze no masculino com Gabriel Sousa e dois ouros na categoria júnior, com Gabriela Cordeiro e Arthur Antunes.
- Foto: João Paulo Cunha/CPB
Atletismo Paralímpico
A delegação brasileira de atletismo paralímpico está em Cali, na Colômbia, disputando o Grand Prix. Em dois dias de competição, os atletas já conquistaram sete medalhas: quatro ouros, uma prata e dois bronzes.
Beth Gomes ganhou dois ouros — um na prova de arremesso de peso F53 e outro no lançamento de disco. Bartolomeu Chaves conquistou a prata nos 400m T37 e o bronze nos 100m. Eduardo Pereira ficou com o bronze no arremesso de peso F34. Wanna Brito levou o ouro no arremesso de peso F32 (7,29m), e Henrique Caetano venceu os 100m T35 (12s60).
Triatlo
Miguel Hidalgo disputou uma etapa da Série Mundial de Triatlo em Yokohama, no Japão, e faturou a medalha de bronze, cruzando a linha de chegada atrás do australiano Matthew Hauser e do português Vasco Vilaça.
Paraciclismo
A Seleção Brasileira de Paraciclismo encerrou sua participação na Copa do Mundo 2025, em Maniago, Itália, com ótimos resultados nas provas de resistência. O time conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, destacando-se no cenário mundial.
Lauro Chaman venceu a prova da categoria MC5, completando os 68,4 km em 1h52min19s, com dois segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Victoria Barbosa, na categoria WC1, venceu novamente e se consagrou campeã geral da Copa do Mundo 2025.
No Handbike, Jady Malavazzi (prata) e Jessica Messali (bronze) se destacaram na WH3, enquanto Gilmara do Rosário conquistou a prata na WH2. O Brasil teve ainda ótimos desempenhos, com oito atletas entre os dez primeiros em suas categorias.
Tênis de Mesa
O brasileiro Hugo Calderano estreou bem neste domingo (18) no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, realizado em Doha, no Catar. Ele derrotou o mexicano Rogelio Castro (122º do ranking mundial) por 4 a 1 (11/8, 9/11, 11/3, 11/4 e 11/4), e está classificado para a segunda fase da competição. Leonardo Iizuka, Bruna Takahashi e Laura Watanabe também venceram na primeira rodada. A data da próxima fase ainda não foi divulgada.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte