Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, vai apoiar a reestruturação da Defesa Civil Municipal de Porto Grande, no Amapá. O compromisso foi firmado pelo ministro Waldez Góes durante encontro com o prefeito Elielson Moraes, nesta quinta-feira (24), em Brasília.
Com uma equipe técnica composta por apenas dois profissionais, a Defesa Civil de Porto Grande será reforçada com a entrega de um kit Defesa Civil, que inclui um veículo 4×4, dois computadores, um notebook, uma impressora, um GPS, móveis de escritório e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Além disso, o MIDR vai disponibilizar outros equipamentos que irão fortalecer ainda mais o desenvolvimento local. “Essa é uma recomendação direta do presidente Lula: não deixar faltar recursos para as defesas civis do país. O MIDR está fazendo o que está ao nosso alcance para apoiar essa reestruturação, seja por meio de equipamentos, capacitações ou recursos emergenciais”, afirmou o ministro Waldez Góes.
Apoio emergencial após rompimento de barragem
O reforço na estrutura municipal é mais um passo do Governo Federal em apoio ao município, que enfrentou um grave desastre ambiental em fevereiro deste ano. Na ocasião, o rompimento de uma barragem de garimpo ilegal em Pedra Branca do Amapari despejou uma grande quantidade de rejeitos de mineração no rio Cupixi, comprometendo também os rios Amapari e Araguari. A lama impactou o meio ambiente, a atividade pesqueira e o abastecimento de água da região.
Diante da emergência, o MIDR autorizou o repasse de R$ 795 mil para ações de resposta e assistência às comunidades afetadas no Amapá. O recurso beneficiou os municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Cutias do Araguari, todos com situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional.
No dia 15 de fevereiro, o ministro Waldez Góes esteve em Porto Grande, acompanhando pessoalmente a força-tarefa de resposta ao desastre, ao lado de representantes dos governos federal, estadual e municipal, prefeitos e gestores locais. O prefeito Elielson Moraes agradeceu o apoio do Governo Federal e destacou a importância da parceria para garantir mais segurança à população de Porto Grande.
Outras Notícias:
Prorrogada consulta pública para fortalecer gestão de riscos e de desastres
Mais de 200 municípios gaúchos têm reconhecida emergência por estiagem
Bate-Papo com a Defesa Civil explica contratações emergenciais para enfrentar incêndios
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional