Brasília (DF) — A contribuição das empresas italianas para criar um ecossistema digital sustentável no Brasil foi o tema do evento Itália-Brasil: transição verde, indústria 4.0 e concorrência equitativa, nesta quarta-feira (1º), na Embaixada da Itália em Brasília. No seminário, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional foi representado pelo secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares.
O secretário lembrou que a inauguração do Linhão Manaus-Boa Vista, no fim do mês passado, representa a integração de todos os estados brasileiros ao Sistema Interligado Nacional e à rede de fibra óptica. “Isso é muito importante porque abre oportunidades para data centers e para uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, com o fortalecimento de parcerias com concessionários da Itália”, explicou.
Nesse sentido, Tavares citou o projeto de concessão do perímetro irrigado do Baixio de Irecê, na Bahia. “O nosso maior perímetro irrigado, que é o Baixio de Irecê, fica no semiárido nordestino e tem garantia emitida pelo Banco Intesa San Paolo”, disse. “A parceria entre o Brasil e a Itália é muito forte, e os Fundos de Desenvolvimento Regional, que em algumas regiões são as principais fontes de financiamento para o setor privado, são instrumentos que permitem ao governo federal apoiar grupos que desejam empreender no Brasil”, completou.
O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, reforçou que as relações bilaterais ítalo-brasileiras são promissoras. “O intercâmbio comercial entre os dois países chegou a quase US$ 11 bilhões em 2022, e 2025 pode se tornar um ano recorde para as relações comerciais entre Brasil e Itália”, afirmou.
Cortese também citou ter expectativas de que, até o próximo ano, a aprovação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul poderá gerar um grande crescimento das trocas comerciais. Nesse contexto, o diplomata acrescentou que a Câmara de Comércio Italiana abrirá um escritório na Embaixada da Itália em Brasília.
Outras Notícias:
Sudam, Sudeco e Sudene firmam acordo para ampliar cooperação e planejamento conjunto
Desenvolvimento sustentável e inclusão social no foco do FDIRS
Webinário discute desafios e oportunidades para a água na agenda climática rumo à COP30
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional