Aracoiaba (CE) – “A água é tudo. É vida, é riqueza. Sem água, não somos nada. E quando ela vem com qualidade, então, é nota 10!”, diz, cheia de alegria, Maria de Fátima Araújo, de 53 anos, moradora de Aracoiaba, no Ceará. Nesta quinta-feira (17), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou a entrega do sistema do Programa Água Doce (PAD) no município. A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso à água de qualidade para comunidades do semiárido por meio da dessalinização de águas salobras e salinas.
A ação ocorreu durante a 3ª etapa do Caminho das Águas no município, e foram beneficiadas as comunidades de Pedra Branca e Jaguarão. A entrega faz parte do conjunto de nove sistemas implantados em todo o estado, beneficiando cerca de 1.800 pessoas. Além de Aracoiaba, comunidades de Acopiara, Barreira, Morada Nova, Ocara, Quixadá e Quixeramobim também foram contempladas. “A água potável fez uma grande diferença. Quando salobra, não servia nem para lavar roupa direito. Agora, com o tratamento, tudo melhorou”, afirma Maria de Fátima. Aposentada, ela compartilha sua gratidão. “Sou muito grata por essa água. Ela mudou nossa vida. Antes, a gente sofria com a água salgada” lembra.
Criado em 2004, durante o primeiro governo do presidente Lula, o Programa Água Doce ganhou impulso em 2011, no governo da presidenta Dilma Rousseff, ao ser incorporado ao programa Água para Todos. Desde então, já foram entregues mais de 1.200 sistemas em todo o país, sendo 265 somente no Ceará.
O programa promove não apenas o acesso à água potável, mas também melhora as condições de saúde, reduz a necessidade de transporte de água por carros-pipa e fortalece a segurança hídrica das populações rurais do semiárido nordestino. “Faz 20 anos que o presidente Lula lançou o programa de dessalinização. Não é bom a gente esquecer isso, porque ele sempre soube que só a transposição do São Francisco não resolveria tudo. E criou o Água Doce, que agora já tem mais de 200 sistemas feitos só neste governo”, afirmou Waldez Góes.
Emocionado, o ministro ressaltou seu compromisso em atender o máximo de comunidades possíveis. “Fico emocionado com essas entregas e toda oportunidade que eu puder visitar para entregar água doce ao longo do meu tempo de trabalho, eu irei. Farei com prazer, pelo cumprimento do meu dever e da confiança que o presidente Lula teve em mim”, acrescentou.
Caminho das Águas
A 3° etapa do Caminho das Águas, além das entregas do Programa Água Doce, também contempla a reinauguração da Barragem de Prazeres, em Barro (CE), visita ao Projeto Malha d’Água, em Banabuiú (CE), além da visita às obras de reestruturação do Açude Orós, em Orós (CE).
A iniciativa reafirma o compromisso do Governo Federal com a universalização do acesso à água no Nordeste, promovendo dignidade, cidadania e impulsionando atividades econômicas essenciais para o desenvolvimento sustentável da região.
Outras Notícias:
Comitiva do MIDR visita Açude Orós e aciona bomba que marca nova fase da barragem
Seca e estiagem: MIDR aprova R$ 1,7 milhão para ajudar municípios em situação de emergência no Nordeste
Segurança hídrica chega a Barro (CE) com entrega de revitalização da Barragem de Prazeres
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional