Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta segunda-feira (12), o Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste do Paraná. Com a medida, o Brasil passa a contar com 18 polos apoiados pelo Governo Federal, que recebem atenção especial, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos.
A implantação do novo polo representa mais uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de garantir a aplicação eficiente dos recursos financeiros e contribuir para a solução de desafios enfrentados pelos produtores da região. Conforme explica o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, os polos são uma estratégia voltada para o apoio e desenvolvimento da produção agrícola sustentável em áreas onde a irrigação desempenha um papel significativo. “Essa iniciativa também promove a implementação da Política Nacional de Irrigação, por meio de um esforço conjunto entre o MIDR, estados, municípios e as organizações de irrigantes”, destacou.
Larissa Rêgo, diretora de Irrigação do MIDR, destaca que, além de melhorar a eficiência do uso da água, o reconhecimento deve fortalecer a economia regional e proporcionar segurança alimentar para a região. “Acreditamos que a ação estratégica trará benefícios para toda a comunidade, fomentando o crescimento econômico e social da região”, disse.
Política Nacional de Irrigação
A seleção prévia dos polos passa pela avaliação do MIDR, com base em requisitos como a presença de associação de irrigantes, a relevância da produção irrigada para a região e potencial de expansão ou de aumento de produtividade com a adoção de técnicas mais eficientes de irrigação.
O MIDR é responsável pela condução da Política Nacional de Irrigação (PNI), criada com o objetivo de alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de irrigantes e as diversas esferas de governo. A pasta também é responsável pelo planejamento setorial e territorial de regiões irrigadas no Brasil, aliando as demandas dos produtores rurais com as parcerias e políticas públicas de governo.
Outras Notícias:
MIDR reconhece situação de emergência em 27 cidades afetadas por desastres
Ministros do BRICS aprovam plano conjunto para gestão de desastres até 2028
Brasil e China firmam acordo para fortalecer cooperação na gestão de riscos e prevenção de desastres
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional