MinC debate papel do audiovisual para impulsionar turismo e projetar o Brasil no cenário internacional

Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) marcou presença no painel Turismo de Tela: O Audiovisual que Conecta Indústrias e Projeta o Brasil ao Mundo, realizado nesta segunda-feira (6), no RioMarket, no Rio de Janeiro. Representando a Pasta, o secretário-executivo Márcio Tavares participou da roda de conversa e enfatizou o potencial estratégico do audiovisual para fortalecer o turismo, difundir a diversidade cultural brasileira e posicionar o país no cenário internacional.

Márcio Tavares ressaltou que o governo federal tem trabalhado para superar o desmonte de políticas ocorrido entre 2016 e 2022, reorganizando a estrutura pública de apoio ao audiovisual e fortalecendo a governança do setor. “Nós estamos deixando de trabalhar tão compartimentado e tanto estamos partilhando mais responsabilidades e estabelecendo com mais clareza e sem disputa dentro do governo”, afirmou.

Entre as ações previstas, estão a criação de uma Film Commission nacional até o próximo ano, a articulação interministerial para atualizar regimes de importação de equipamentos e reconhecer o audiovisual como bem de exportação, além de avanços em regulamentações e políticas de incentivo.

Para o secretário-executivo, a participação de estados, municípios e polos regionais é essencial para dar dimensão nacional às políticas do audiovisual. “Os estados e municípios precisam entender e precisam tá vinculados nesse esforço para que a gente possa dar a dimensão que o Brasil precisa pras políticas do audiovisual”, completou.

O debate também contou com a participação de Leonardo Edde, diretor-presidente da RioFilme, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Mediados por Rodrigo Fonseca, os convidados discutiram sobre como o audiovisual pode funcionar como uma poderosa ferramenta de soft power, conectando setores, movimentando economias locais e projetando o Brasil no cenário internacional.

Leonardo ressaltou os avanços na estruturação de serviços e infraestrutura para tornar o Rio e o Brasil mais competitivos na atração de produções nacionais e internacionais. Ele lembrou que a RioFilme — empresa pública mais antiga do setor no país — tem desempenhado um papel fundamental na consolidação do audiovisual, especialmente após o fim da Embrafilme. Com a implementação de Film Commissions e logística integrada, a cidade tem se tornado um polo estratégico. “Hoje a gente tem uma segurança muito maior no Rio de Janeiro, com as informações corretas e apoiando os eventos e as filmagens”, explicou.

O dirigente também enfatizou a necessidade de políticas de incentivo contínuas, como os programas de cash rebate, para garantir competitividade internacional. Ele ainda apresentou projetos em parceria com a Embratur voltados à capacitação de guias locais e produtores audiovisuais em comunidades, promovendo inclusão e geração de renda. “A gente conecta o turismo, esses guias, a capacitação desses guias, com a capacitação do audiovisual”, complementou.

Marcelo Freixo, por sua vez, sinalizou a força do audiovisual como elemento transformador para o turismo internacional. Segundo ele “cem milhões de pessoas no mundo escolhem viajar a partir de algum filme ou série que assistiram”. O presidente da Embratur lembrou que o turismo representa cerca de 8% do PIB brasileiro, mas ainda está aquém de seu potencial, defendendo um modelo sustentável de desenvolvimento e uma atuação estratégica do país na construção de sua imagem global. “Quando eu tô falando de turismo, quando eu tô falando de deslocamento de pessoas, eu não tô falando de política internacional, eu tô falando de imagem do país”, salientou.

Inspirando-se em experiências internacionais, como as da Espanha e da França, Freixo apontou o audiovisual como alavanca para atrair visitantes, gerar empregos, valorizar experiências culturais autênticas e promover a diversidade brasileira — da gastronomia à música, passando por comunidades locais e paisagens icônicas.

A articulação entre cultura e turismo foi considerada como fundamental para ampliar a presença do Brasil nas telas do mundo, atrair visitantes e consolidar o setor audiovisual como motor de desenvolvimento econômico e criativo.

Sobre o RioMarket

O RioMarket é a área de negócios do Festival do Rio e tem como missão fortalecer o desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas de destaque no setor. O evento também abre espaço para a criação de novas oportunidades de negócios e para a capacitação de profissionais da área.

Realizado com apoio do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet, o RioMarket chega à edição de 2025, que acontece entre os dias 2 e 11 de outubro, com uma programação intensa que inclui seminários, workshops, round tables, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Todas as informações sobre inscrições e a programação estão disponíveis no site www.riomarket.com.br.

Entre as iniciativas está o RioSeminars, série de debates que apresenta tendências, novas tecnologias e reflexões sobre os principais temas da indústria audiovisual, por meio de masterclasses, painéis e talks com profissionais do entretenimento e especialistas de diferentes partes do mundo.

Fonte: Ministério da Cultura