Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de valorização à criatividade no setor produtivo cultural, o Ministério da Cultura (MinC) lança, nesta sexta-feira (30), o formulário de Mapeamento de Eventos Criativos de Economia Criativa. A iniciativa visa identificar, catalogar e impulsionar iniciativas culturais que contribuem e impulsionam o desenvolvimento da economia criativa em todo o território nacional.
O formulário, de rápido preenchimento, busca coletar informações detalhadas sobre diversos tipos de atividades do setor criativo, como festivais, feiras, exposições, mercados criativos, workshops, oficinas e mostras artísticas. Além disso, o formulário visa medir o impacto econômico das ações, a inclusão de recursos de acessibilidade e o alcance dessas iniciativas para diferentes públicos.
A diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura do MinC, Andrea Guimarães, destaca que “a coleta dessas informações é essencial para garantir uma melhor compreensão das necessidades e potencialidades da economia criativa em cada região do Brasil, além de possibilitar uma maior integração entre os eventos e as políticas públicas que fomentam o setor”.
O cadastro permanecerá ativo até o dia 30 de julho, e, a partir de janeiro de cada ano, será reaberto como parte de um processo contínuo de coleta e atualização de dados. Para realizar o cadastro, clique aqui ou acesse o endereço eletrônico: https://bit.ly/pesquisa_economiacriativa.
Mapeamento cultural e criativo
As informações coletadas por meio do formulário de mapeamento serão utilizadas pelo Ministério da Cultura para criar um panorama detalhado dos eventos de economia criativa em todo o Brasil. Com os dados, a Pasta poderá identificar as necessidades específicas de cada região, oferecendo suporte direcionado e mais assertivo às iniciativas culturais.
Além disso, as informações permitirão ao MinC planejar ações de fomento e promover a integração entre diferentes manifestações culturais e as políticas públicas de incentivo à economia criativa. O objetivo é gerar um impacto positivo e duradouro, ajudando os realizadores a alcançar mais público e garantir a sustentabilidade das iniciativas a longo prazo.
Fonte: Ministério da Cultura