MinC marca presença na abertura da 15ª edição do Encontro Estéticas das Periferias em São Paulo

Cultura

Começou nesta terça (26) a 15ª edição do Encontro Estéticas das Periferias na cidade de São Paulo. O evento, que contou com a presença do Ministério da Cultura (MinC) na cerimônia de abertura, é promovido pela Ação Educativa, organização da sociedade civil que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) em São Paulo.

O Estéticas das Periferias se consolidou desde 2011 como um espaço de valorização da arte produzida nos territórios periféricos e conta com a parceria de 46 coletivos culturais da periferia paulistana.

Representando o MinC, a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, lembrou a importância das manifestações culturais nos territórios como expressões de um país democrático.

“São narrativas que afirmam o humano, que afirmam a diversidade e afirmam que, para a soberania do Brasil ser mantida, ela passa pela garantia dos direitos culturais e pela defesa da cultura como a grande inspiradora desse Brasil plural e lindo”, afirmou.

A presença do MinC, também representado por integrantes do Escritório Estadual da Pasta em São Paulo, reforça o compromisso do Ministério em ampliar a visibilidade das expressões culturais periféricas como força criativa e estratégica para o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

Batalhas culturais

O tema do Encontro Estéticas das Periferias deste ano é o improviso, presente nas batalhas culturais vistas tanto em expressões contemporâneas, como rinhas de MCs, slam e passinho, como em manifestações tradicionais, como a embolada, o repente e as rodas de partido alto.
A programação vai até o dia 31 de agosto e, este ano, será feita por polos: ao todo são 14 espaços, sendo 13 localizados nas periferias da capital paulista.

A programação também se estende para o interior e o litoral, por meio das três organizações que, com a Ação Educativa, compõem o Comitê de Cultura em São Paulo. Dessa forma, haverá atividades em Ubatuba, Araraquara e Marília.

A 15ª edição do Encontro Estéticas da Periferia integra a Semana Nacional de Combate às Desigualdades e é um evento realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Programa Nacional dos Comitês de Cultura

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), instituído pela Portaria MinC 64, de 28 de setembro de 2023, foi pensado para ampliar os instrumentos da democracia participativa direta e promover as diversas formas de conhecimento sociocultural em todas as regiões e territórios do Brasil.

O objetivo principal do PNCC é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação cidadã, contribuindo para a compreensão da cultura como um direito. Nesse sentido, o Programa também busca fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC), por meio de atividades de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais.

Fonte: Ministério da Cultura