A participação do Ministério da Cultura (MinC) mas agendas do Rio2C continuou nesta sexta-feira (30), no Rio de Janeiro. O secretário-executivo do Pasta, Márcio Tavares, participou do painel da Amazon Prime sobre Cash Rebate como Ferramenta de Financiamento Global e Desenvolvimento Regional.
A mesa debateu programas de reembolso de gastos e a transformação das região enquanto destinos mais atrativos para produções internacionais de alto nível.
Segundo Márcio, o Brasil tem um ecossistema do audiovisual que precisa ser fortalecido com outros instrumentos. “Desde o começo da nossa gestão nós tratamos de buscar meios para viabilizar o estabelecimento de uma Film Commission Nacional que garanta instrumentos de incentivo, como o Cash Rebate”.
O secretário informou, que, em 2025, foi estabelecido um grupo de trabalho multidisciplinar e interministerial que tem prazo para finalizar sua produção até setembro deste ano. “A liderança é do Ministério da Cultura, mas conta com a participação da Embratur, Ministério do Desenvolvimento e Indústria e Comércio, Ministério das Relações Exteriores. Dentro desse grupo, para que a gente possa instrumentalizar isso porque a gente sabe que o Brasil é o único país do mundo que tem seis biomas, tem uma diversidade cultural única no planeta, tem um potencial imenso para atrair produções e coproduções para que também a gente possa expandir cada vez mais o trabalho das nossas produtoras brasileiras independentes pelo mundo”, avalia.
“Então nós temos tratado isso como uma agenda bastante prioritária, como uma entrega que nós queremos deixar até o final dessa gestão, para que a gente possa completar a nossa tarefa aqui, completar o sistema de produção e fomento ao audiovisual brasileiro, trabalho que começou há 20 anos, foi interrompido entre 2016 e 2023, e a gente tem nesses 4 anos buscado correr atrás do tempo perdido”, concluiu.
O painel foi mediado por Juliana Funaro, diretora Executiva da Barry Company, empresa especializada em consultoria para incentivos fiscais e captação de investimentos para produções audiovisuais. “O programa de Cash Rebate é um programa de atração de incentivos, de financiamento e de dinheiro estrangeiro para o Brasil e isso potencializa muitos outros entes econômicos e setores da economia que não só o audiovisual”.
A discussão estratégica sobre cash back como alavanca para a atração de investimentos estrangeiros, o fomento ao desenvolvimento regional e o posicionamento competitivo da América Latina no cenário audiovisual global contou com a participação Steve Solot, presidente do Latin American Training Center (LATC); John R. Holmes, diretor de Produção e Pós-produção de Originais Internacionais na Amazon MGM Studios/ Prime Video, que trouxe a perspectiva global da plataforma para a atração de projetos; e Silvia Echeverri, diretora da Comissão Fílmica Colombiana (Proimagenes Colombia), responsável pelas políticas de incentivo e promoção que consolidaram a Colômbia como um hub de destaque.
Fonte: Ministério da Cultura