MinC participa do III Seminário Ecult de Gestão, Produção e Políticas Culturais

Cultura

Espaço para dialogar sobre temas atuais que atravessam as políticas públicas de Cultura. Com esse objetivo, o III Seminário ECult – Éticas do Campo Cultural Contemporâneo. O evento, realizado pela Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais (ECult), acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Fortaleza (CE), e dá inicio ao Ciclo Formativo 2025/2027 da entidade, e reúne pesquisadores, produtores e gestores culturais que são referência nacional no debate sobre os rumos da cultura. A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com acessibilidade em LIBRAS. A programação está sendo transmitida no canal do YouTube da ECult. A abertura, na noite da quinta-feira, contou com a presença, entre outros convidados, do Secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba 

foto andrea vasconcelos
Foto: Andrea Vasconcelos

A programação de abertura trouxe, para o público, palestras de Deisy Feitosa, coordenadora  do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e integrante do Grupo de Pesquisa LabArteMídia/USP (SP); de Cibele Alexandre Uchoa, coordenadora do Grupo de Estudos em Tecnologia, Informação e Sociedade – GETIS e integrante do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IdbCult(CE) que dialogaram sobre políticas públicas e o tema da “Inteligência Artificial – seus usos e abusos”, com participação de Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC e a mediação de Ana Vieira,  supervisora pedagógica da ECult (CE). 

Em sua fala, o secretário citou a importância de olhar para a cultura com novas cosmovisões. “Somos nós do campo cultural, não só contemporâneo, mas também ancestral, que vamos gerar essa poética. Essa constelação de gente, como diz Ailton Krenak, que ainda é capaz de cantar, de dançar, de contar histórias e de fazer chover que vai adiar o fim do mundo. Que são os artistas e os fazedores da cultura, que são os mestres e mestras da cultura e os mestres e mestres da natureza, que são as roças indígenas e as roças quilombolas, que vão adiar o fim do mundo. E aí a Inteligência Artificial é assim, como um instrumento musical, para lembrar Caetano Veloso quando canta, como é bom poder tocar um instrumento”, afirma o secretário do MinC.  

Ainda em sua palestra, o gestor da Sefli, ressaltou a importância da Ecult e das ações de formação com gestores. Para Fabiano Piúba, a vivência está emaranhada com a noção de experiência. “E experiência é aquilo que nos toca, nos passa e nos atravessa e que somos também atravessados por ela. Formação é transformação. Sair e entrar outro. Não adianta fazermos esse curso e sair dele como se fossemos a mesma pessoa. A ideia da experiência é a ideia da transformação para além da formação. Isso requer vagar. Requer parar, parar para ouvir, parar para sentir, parar para escutar”, finaliza o gestor do MinC. 

A abertura do evento contou também com a presença de diversos convidados que representaram a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ce), a Secretaria Municipal de Cultura (SecultFor) e demais parceiros.  

Ação Federativa  

Na sexta-feira (5), o secretário do MinC, Fabiano Piúba, e a Coordenadora do Escritório Estadual do Minc no Ceará, Andrea Vasconcelos, participaram, em Pacajus (CE), do Encontro de Gestores do Fórum de Cultura e Turismo da Região Metropolitana com a presença de 19 municípios que, atualmente, compõe o Fórum de Gestores em Cultura da Grande Fortaleza e Região Metropolitana. Um momento importante de uma pactuação federativa e de apresentação das políticas culturais de Formação Artística e Cultural, Livro, Leitura e Bibliotecas do MinC.  

Continuação   

O III Seminário ECult – Éticas do Campo Cultural Contemporâneo segue com atividades na sexta-feira (5), em Fortaleza, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), e com transmissão ao vivo no Youtube da escola.  
 
O momento conta com a participação de Rita Teles, presidenta do SATED/SP – Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões/SP e diretora de produção do Artes Negras  (SP) e Lara Leôncio, conselheira do CEPC – Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará e figurinista da Lara Leon Figurinos (CE) debaterão sobre o tema “Mercado Cultural e suas Relações de Trabalho”  com participação de Andréa Vasconcelos, coordenadora do Escritório do MinC no Ceará (CE) e mediação de Selma Santiago, coordenadora geral da ECult (CE).  

Sobre a Ecult 

A ECult – Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais atua desde 2023. É uma  escola democrática e de fácil acesso, voltada a agentes da área da organização do ambiente cultural, com estrutura curricular composta por ações formativas livres que se complementam para uma capacitação integral nas carreiras de produtor ou gestor cultural, visando assim colaborar para a qualificação profissional deste potente segmento nos âmbitos público, privado e do terceiro setor que atuam na cultura cearense. 

O Ciclo Formativo 2025/2027 da ECult – Escola Livre Gestão, Produção e Políticas Culturais, projeto aprovado no III Edital das Escolas Livres da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). Realização: Empreendedores Culturais Associados. Parceria: Instituto de Cultura e Arte da UFC. Apoio: Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará (Produce), A Casa É Sua, Site Papo Cult, Conexões Criativas, Rede Pluriverso Colaborativa, Pró-Reitoria de Extensão da UFC e  Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC. 

Fonte: Ministério da Cultura