O Ministério da Cultura (MinC) realiza, nos dias 24 e 25 de julho, o Seminário Horizontes da Gestão Cultural: Arranjos institucionais para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura. O encontro, que ocorrerá no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, vai reunir gestores públicos, representantes da sociedade civil e especialistas para debater modelos, experiências e desafios.
“Os equipamentos públicos de cultura são a materialização do direito à cultura. É por eles, sobretudo por eles, que os cidadãos acessam a cultura, sejam elas bibliotecas, cineclubes, centros culturais, museus”, explica a subsecretária de Gestão Estratégica (SGE), Letícia Schwarz.
O seminário busca promover, em seis painéis ao longo dos dois dias, o diálogo entre diferentes atores da administração de espaços culturais, com foco em formas colaborativas de gestão que garantam transparência, participação social e efetividade na oferta de políticas culturais.
“Há comprovações de que a gestão compartilhada traz a possibilidade de comunidades e territórios se apropriarem melhor desses equipamentos. Por isso, nesse seminário, um dos grandes temas é como estamos fazendo a gestão dos territórios”, detalha a subsecretária.
A programação conta com mesas temáticas, abordando temas como contratos de gestão, convênios, fomento público, sustentabilidade financeira, marcos legais e o papel das organizações da sociedade civil na gestão dos equipamentos.
A proposta do seminário é refletir sobre os caminhos possíveis para fortalecer a política cultural por meio de arranjos institucionais mais participativos e democráticos, valorizando o papel das comunidades e dos territórios na gestão dos espaços.
O evento é promovido pela Secretaria Executiva do MinC, por meio da SGE e da Secretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC) e pela Secretaria do Audiovisual (SAV). Além disso, conta com o suporte da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A inscrição para participar do seminário deve ser realizada no formulário, que está disponível clicando neste link. O evento possui vagas limitadas e está sujeito à lotação do espaço.
A expectativa é que as reflexões e contribuições levantadas ao longo do seminário possam inspirar estados e municípios na construção de políticas culturais mais integradas, inclusivas e eficientes.
Confira os temas dos painéis:
24/07 (quinta-feira):
10h – Pacto federativo e gestão compartilhada dos equipamentos públicos de cultura;
14h – Alternativas e modelos em debate: caminhos para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura;
16h – Marcos legais e desafios jurídicos na gestão compartilhada de equipamentos culturais públicos;
25/07 (sexta-feira):
10h – O Estado como contratante: arranjos institucionais da gestão de equipamentos culturais públicos;
14h – Como os equipamentos culturais se relacionam com seus territórios? – Desafios e práticas de gestão com base na mobilização comunitária;
16h – OS´s na gestão de equipamentos públicos de cultura: entre a eficiência e a complexidade.
Serviço
Seminário Horizontes da Gestão Cultural: Arranjos institucionais para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura
Datas: 24 e 25 de julho
Horário: das 10h às 17h30
Local: Palácio Capanema, Sala Sidney Miller – R. da Imprensa, 16, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Inscrição: Clique neste link para preencher o formulário de inscrição
Fonte: Ministério da Cultura