MinC realiza live com gestores para tirar dúvidas sobre Bibliotecas Públicas e Comunitárias na Política Nacional Aldir Blanc

Cultura

Um espaço para dialogar com a população e auxiliar com as dúvidas mais frequentes. O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e da Secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC), realizou, nesta segunda-feira (7), a live tira-dúvidas sobre Bibliotecas Públicas e Comunitárias na Política Nacional Aldir Blanc.  

A reunião, que contou com a participação de mais de 800 gestores e interessados no tema, foi um momento importante para compreensão do uso dos recursos da Aldir Blanc para reforma, construção e ampliação de bibliotecas públicas; as estratégias práticas para aquisição de acervos, equipamentos eletrônicos e materiais bibliotecários; conhecer os modelos de parceria com Organizações da Sociedade Civil para gestão compartilhada, além de saber mais sobre os editais e processos licitatórios específicos para o setor de bibliotecas e o marco regulatório e aspectos jurídicos essenciais para a implementação. 

Assista a live aqui

“A Política Nacional Aldir Blanc compõe o Sistema Nacional de Cultura (SNC). E o SNC é uma ação colaborativa e federativa entre o Governo Federal, o MinC, e os estados e municípios. Nós estamos aqui em uma ação do Sistema, em uma integração também com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP)”, explicou o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba. 

Para o Lindivaldo Junior, diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o momento representa mais uma ação de fortalecimento do SNC.  

“Estamos assumindo juntos esta tarefa de apoiar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Por isso, sempre temos atuado juntos, dialogando, fortalecendo o sistema na prática. Uma ferramenta necessária é a participação social e as políticas do livro e leitura são das mais importantes do nosso Brasil”. 

Foram mais de duas horas de live com a mobilização intensa de todos. Para Jéferson Assumção foi uma reunião excelente, uma participação enorme, “com mais de 300 pessoas na reunião e no YouTube com mais de 500 pessoas, demonstrando um grande interesse da comunidade cultural brasileira pelo livro, a leitura, a literatura e especialmente as bibliotecas públicas e comunitárias”. 

“Mostramos as possibilidades de uso da política nacional Aldir Blanc para implantação, reforma, estruturação das bibliotecas públicas, mas também programação, articulação das linguagens todas que nós podemos fazer utilizando esses recursos que são recursos que estão nos estados, em todos os estados, em 99% dos municípios e que precisam beneficiar as bibliotecas públicas. Queremos reabrir as bibliotecas públicas que estão fechadas, os recursos estão então nos municípios e precisamos que a comunidade se aproprie disso e ajude a reabrir essas bibliotecas, demonstre o seu desejo, o seu interesse nesses equipamentos”, completou. 

Participaram ainda a coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas, Nadja Cézar, e a coordenadora do SNBP, Marina Rabelo. 

Saiba mais:  

A Política Nacional Aldir Blanc representa uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura no Brasil. Com repasses de até R$ 3 bilhões por ciclo, esta política oferece recursos contínuos e regulares para investimentos culturais, incluindo a área de Bibliotecas, Livros e Leitura. 

Foram elaboradas minutas de editais a estados e municípios para realização de ações setoriais de livro, leitura, literatura e bibliotecas no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Essas minutas permitem o direcionamento dos entes federados (Estados e Municípios) para demandas e temas específicos de seus territórios. 

Para saber mais sobre a política, clica aqui

Acesse aqui apresentação que foi disponibilizada durante a live.   

Fonte: Ministério da Cultura