Ministério da Cultura reforça estratégias para expansão do audiovisual brasileiro durante a 12ª Expocine

Cultura

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), marcou presença na 12ª edição da Expocine, maior convenção do setor cinematográfico da América Latina voltados aos segmentos de distribuição, exibição e equipamentos, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, em São Paulo.

Representando a Pasta, a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes, participou do painel Brasil, Janela para o Mundo, destacando que a expansão internacional do cinema brasileiro depende, fundamentalmente, do fortalecimento do mercado interno. Segundo ela, a alta concentração de salas de cinema em poucas cidades — presentes em apenas 8% dos municípios brasileiros — ainda é um dos principais gargalos a serem superados.

De acordo com a diretora da SAv, nesta edição foi possível observar um aumento na participação de outros elos do ecossistema audiovisual, como prestadores de serviço e produtores. O evento se destaca por promover o compartilhamento de tecnologias e o fortalecimento do mercado interno em sintonia com o cenário internacional.

“Para nós, que atuamos na política pública, é um espaço com o qual temos procurado nos aproximar cada vez mais, especialmente por representar o fortalecimento das condições de infraestrutura e das janelas que fazem nossos filmes chegarem ao público”, afirmou Daniela.

A mesa reuniu ainda Marília Marton, secretária de Cultura do Estado de São Paulo, e Rodrigo Massa, secretário adjunto municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, sob mediação do fundador da Expocine, Marcelo Lima, em um debate sobre os caminhos para consolidar o Brasil como um player global no mercado audiovisual.

Novos horizontes para o financiamento e o planejamento do setor

Daniela Fernandes apresentou ainda duas iniciativas prioritárias do Governo Federal que estão em andamento: Plano da Nova Indústria Brasil – pela primeira vez, o setor audiovisual foi incluído no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), o que eleva seu status a um patamar estratégico dentro da política industrial e econômica do país. O grupo assessor é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em articulação com o MinC; Plano de Diretrizes e Metas – a SAv está em pleno processo de elaboração de um planejamento decenal para o setor, construído em diálogo com o mercado, que estabelecerá metas mensuráveis e objetivas para orientar as políticas públicas da próxima década.

A participação do Ministério da Cultura na 12ª Expocine reafirma o papel do órgão como articulador e fomentador de um dos setores mais dinâmicos da economia criativa brasileira, atuando para estruturar as bases de um futuro próspero e de maior visibilidade internacional para o audiovisual nacional.

Fonte: Ministério da Cultura