Genebra (CH) – As ações e políticas públicas do Governo Brasileiro na prevenção e enfrentamento aos riscos de desastres climáticos desenvolvidas pelo Ministério das Cidades estão sendo apresentadas ao mundo na Plataforma Global da UNDRR 2025, em Genebra, Suíça. A UNDRR é a principal agência da ONU responsável pela coordenação da redução de riscos de desastres.
O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, abriu a participação brasileira nesta segunda-feira, no painel “Preparação e Redução de Riscos de Desastres em Áreas Urbanas” com a apresentação “Enfrentando as desigualdades para reduzir vulnerabilidades”
“O governo brasileiro desde 2023 atua de forma preventiva, com justiça social e climática nos territórios periféricos, onde estão as populações mais expostas e vulneráveis. Famílias que vivem em assentamentos precários, informais, com pouca ou nenhuma infraestrutura urbana e enfrentam, diariamente situações de riscos e são atingidas de forma perversa por desastres”, destacou.
O secretário detalhou a recriação do Ministério das Cidades e da Secretaria Nacional de Periferias, de forma inovadora, para a atuação estratégica, concentrando as ações de urbanização de favelas com o Programa Periferia Viva e a mitigação e redução de riscos com o Periferia Sem Risco.
Até o final do encontro, dia 6, equipe da Secretaria cumpre agenda técnica, participa de reuniões bilaterais e encontros na Embaixada Brasileira para tratar da agenda de RRD e a campanha do Brasil para sediar a próxima plataforma global em 2028.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades