Ministério das Cidades participa de fórum nacional sobre habitação social

Geral

Criado para debater políticas habitacionais, regularização fundiária e inovação, com a presença de gestores, especialistas e agentes públicos de todo o Brasil, o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social teve sua 72ª edição entre esta quarta-feira (17) e sexta-feira (19).

Representando o Ministério das Cidades, o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, participou de três painéis, juntamente com a coordenadora de Trabalho Social da Secretaria Nacional de Habitação, Marcela Barbato Hoenen, e o representante da Secretaria Nacional de Periferias Flávio Tavares, que participaram de um painel cada.

O primeiro painel com contribuições do ministério foi realizado na quinta-feira (18), sobre o Trabalho Social no Programa Minha Casa Minha Vida (Portaria MCID nº 75/2025). Em sua fala, Marcela explicou sobre o funcionamento e impactos do Trabalho Social nos programas e ações do Ministério das Cidades, assim como suas fases e as principais inovações que surgem junto à nova portaria publicada em 2025.

O painel seguinte teve como tema “Melhorias habitacionais – Programa Nacional de Reformas e impactos nas Periferias”. Augusto Rabelo e Flávio Tavares fizeram parte da composição da mesa e puderam debater sobre o assunto. “Essa é uma nova missão que o Presidente está dando para a gente. […] Tem um aspecto de ajudar o cidadão, como o próprio Presidente diz: ‘não existe cidadão de segunda categoria’. Quer dizer, a pessoa também quer morar bem e quer tomar a própria decisão do que vai mexer ali, então a gente oferta uma assistência técnica, a gente conscientiza e segue caminhando para fazer isso em maior escala”, explicou Rabelo.

Já no terceiro painel do dia, Rabelo participou do debate “Nova concepção de HIS – Por um modelo sustentável”. Ao lado de representantes de construtoras e da Caixa Econômica Federal, o secretário apresentou os atuais números do Minha Casa, Minha Vida no Brasil, e, em especial, explicou as medidas tomadas para melhor atender as regiões do Norte e Nordeste brasileiro. Também foi discutida a atuação do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul, ao auxiliar as famílias afetadas pelas enchentes de 2024.

A participação do Ministério das Cidades no fórum se encerrou nesta sexta-feira (19), com o painel “PMCMV: balanço do ano, avanços, dificuldades e desafios”. Ao lado da vice-presidente de Habitação da CAIXA, Inês Magalhães, e a presidente da ABC-Habitação, Maria do Carmo Avesani, além de outros gestores, o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, pôde destrinchar os números e progressos atingidos pelo Minha Casa, Minha Vida em todo o Brasil.

“Para 2026, eu vejo que temos um cenário muito positivo de novidades, com o Minha Casa, Minha Vida em um movimento de expansão e de crescimento. Isso vai consolidando ainda mais essa política enquanto política de Estado e política de longo prazo”, completou Rabelo.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades