Ministério das Cidades reafirma compromisso de entregar moradias rurais no Pará ainda em 2025

Geral

São João da Ponta (PA) – A grande maratona de assinaturas de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural chegou a Curuçá e São João da Ponta nesta terça-feira (15). No total, 124 famílias nos dois municípios da região nordeste paraense vão conquistar, enfim, a moradia com dignidade, qualidade e segurança.

Em Curuçá, 78 casas serão construídas na comunidade de Boa Vista do Iririteua, que receberá 30 moradias, e na Vila de Caju, a qual contará com 48 unidades habitacionais. Os projetos estão sob a organização da Comunidade Nossa Senhora do Livramento (Consel) e Associação Agropesqueira da Vila de Caju, respectivamente. O investimento estimado no município é de R$ 5,8 milhões em recursos federais do Ministério das Cidades, por meio da Caixa.

Já em São João da Ponta, 46 moradias foram contratadas pelo ministro Jader Filho e serão construídas na comunidade de Deolândia, sob a responsabilidade do Instituto Quality de Formação Profissional, em investimento de mais de R$ 3,4 milhões.

“Eu quero aqui, diante de todos os beneficiários, reafirmar o compromisso que esse pessoal assumiu com a gente. Eles vão se desdobrar para trabalhar e entregar ao menos metade do que assinamos nesses dias até o Natal deste ano e as demais moradias até maio de 2026”, ressaltou Jader Filho.

Somente nos últimos dois dias, as assinaturas realizadas em cinco municípios paraenses (Capanema, Tracuateua, Magalhães Barata, Curuçá e São João da Ponta) representam 408 contratações consolidadas do Minha Casa, Minha Vida, o que contribui para atingir a meta de 2 milhões de novas moradias contratadas do programa até o fim de 2026. Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, essa meta será atingida com um ano de antecedência. “Essas casas que estamos contratando aqui no Pará representam um número muito importante para o presidente Lula e para mim enquanto ministro das Cidades, pois estamos trabalhando para contratarmos 3 milhões de moradias até o fim de 2026. Mas além dos números, estamos tratando de sonhos que estão se tornando realidade para famílias que nunca puderam experimentar a sensação de morar em uma casa própria digna e segura”, comentou.

Durante os eventos, o ministro reforçou, junto aos representantes das entidades organizadoras, engenheiros e técnicos da Caixa, a necessidade de firmar um compromisso: entregar boa parte das moradias contratadas nesta semana até o Natal de 2025. 

Na imagem mulher segura contrato de casa própria
Danielson Soares teve o contrato assinado pelo ministro Jader Filho, pela prefeita de São João da Ponta, Lidiane Feitosa, e pelo superintendente de Rede da Caixa no Pará, André Raposo – Crédito: Iago Marques

Beneficiada com uma das moradias em Curuçá, Adriana Sousa vive de favor na casa de outras pessoas na Vila de Caju. Com a conquista da sua própria moradia, ela comemorou com muita emoção a assinatura do contrato. “Esse é um sonho que está se tornando realidade. Um sonho que eu não sonhei sozinha, pois as minhas duas primas, que são como irmãs para mim, também me ajudaram muito a conquistar essa casa. Infelizmente uma delas não está mais aqui entre nós, mas sei que está muito feliz por nós duas estarmos realizando, juntas, nosso maior sonho, que é ter a nossa casa para dar um futuro melhor aos nossos filhos e filhas. Essa é uma sensação única”, desabafou a beneficiária, contendo as lágrimas que representam um misto de felicidade e saudade.

Na imagem homem segura o contrato de casa própria do Minha Casa, Minha Vida
Adriana Sousa segura, orgulhosa, o contrato para construção da sua casa própria na zona rural de Curuçá. Crédito: Yago Lima.

Ainda neste mês de julho, novas rodadas de assinaturas de contratos do Minha Casa, Minha Vida Rural devem acontecer em cidades paraenses. A modalidade visa beneficiar agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais com habitações projetadas para atender necessidades específicas da vida no campo, respeitando o meio ambiente e as condições de cada localidade e região.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades