Ministério das Comunicações autoriza retransmissões de rádio e TV no interior do Maranhão

Geral

O Ministério das Comunicações autorizou na última sexta-feira (29) a TV Cidade Produções Ltda. a retransmitir sinais de rádio e televisão em dois municípios do interior do Maranhão.

Em Bacabal, a empresa poderá fazer retransmissão de sinal de rádio. Já em Açailândia, a autorização contempla retransmissão de canal de televisão.

As outorgas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Em Bacabal, a autorização foi viabilizada por meio do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal (RTR) para levar mais informação, cultura e lazer aos moradores.

“As retransmissões de rádios na Amazônia Legal levam informação regional e cultura local a milhares de brasileiros que moram naquela região. As autorizações concedidas pelo ministério permitem que muitas pessoas passem a contar com mais opções para se informar e se entreter, principalmente em áreas mais remotas”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Em Açailândia, a outorga foi concedida por meio do Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV), que tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estações geradoras de televisão, possibilitando que sejam recebidos em locais onde não são alcançados diretamente ou onde chegam em condições técnicas inadequadas.

“A expansão dos canais digitais, por meio das retransmissões, é fundamental para levar informação e entretenimento de qualidade a todos os cantos do Brasil, principalmente em localidades mais remotas. Essas autorizações constantes são importantes porque proporcionam a milhares de brasileiros o acesso a uma imagem de melhor qualidade e com menos risco de interferência de outros canais”, afirma o ministro das Comunicações.

As autorizações para execução do serviço de RTV podem ser concedidas em caráter primário (canal protegido de interferências) ou secundário (canal sem proteção contra interferências). Em ambos os casos, são concedidas de forma precária, por se tratar de serviços ancilares ao serviço de radiodifusão de sons e imagens (TV).

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações