Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira, 5 de junho, o Ministério das Comunicações preparou uma campanha com ações de conscientização e sustentabilidade. Um monitor de 500m², confeccionado com resíduos de equipamentos eletroeletrônicos recolhidos através do Programa Computadores para Inclusão, será instalado às 12h no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, próximo ao bloco R. A ação artística tem o objetivo de chamar a atenção da população para o impacto do descarte irregular desses materiais na natureza.
Um ponto de coleta de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) foi instalado no estacionamento da sede do Ministério das Comunicações nos dias 5 e 6 de junho. Serão aceitos celulares, carregadores, notebooks, teclados, mouses, cabos, fones de ouvido, controles remotos, entre outros itens eletrônicos.
Um painel fotográfico em formato de asas, confeccionado com CDs reutilizados, chamará a atenção do público para o descarte de eletrônicos obsoletos em casa e a importância do descarte correto.
Cada pessoa que destinar seus resíduos receberá uma muda de suculenta. O Viveiro Pau-Brasil e o Instituto Arvoredo disponibilizaram as plantas em apoio à campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente. Após a ação, todos os materiais utilizados terão destinação ambientalmente adequada.
Computadores para Inclusão
Criado em 2005, o programa completa 20 anos em 2025 e desde 2015 passou a ser coordenado pelo Ministério das Comunicações.
O Computadores para a Inclusão é uma política pública que transforma equipamentos ociosos e obsoletos, descartados por diversos órgãos públicos, em máquinas recondicionadas, prontas para atender áreas que precisam de mais inclusão digital, como escolas públicas, postos de saúde, zonas remotas e rurais, aldeias indígenas e territórios quilombolas.
A transformação dos equipamentos eletrônicos é feita nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), presentes em diversas capitais do Brasil. Nesses espaços, pessoas de baixa renda participam de cursos práticos voltados para informática e manutenção de eletrônicos.
Para a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ministério das Comunicações aproveitou parte dos equipamentos destinados aos CRCs, por meio da Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos.
Tratamento de resíduos
Sob a gestão do Ministério das Comunicações, o programa já tratou 9,2 mil toneladas de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), evitando que esses materiais contaminassem o meio ambiente. Somente em 2025, já foram contabilizadas 1,2 mil toneladas tratadas.
Serviço
Ativação Dia Mundial do Meio Ambiente
Data: 5 e 6 de junho
Horário: 12h às 17h
Local: Esplanada do Ministérios, Bloco R – sede Ministério das Comunicações
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações