Para avançar na conectividade do campo e de regiões remotas e de difícil acesso no Brasil, o Ministério das Comunicações destacou, nesta quinta-feira (31), durante debate sobre agricultura digital promovido pelo portal Telesíntese, a importância do novo leilão das subfaixas de radiofrequência de 700 MHz. Previsto para ser lançado ainda este ano, o processo representa mais um passo na missão de levar internet a áreas que ainda estão desassistidas em todo o país.
Representando a Pasta, o diretor do Departamento de Investimento e Inovação em Telecomunicações, David Penha, destacou que o leilão, previsto para ocorrer ainda em 2025, garantirá cobertura de internet móvel em regiões sem atendimento comercial pelas grandes operadoras.
“Claro que a gente busca esses 100% de conectividade, mas quanto mais se chega perto da universalização plena, mais difícil fica você caminhar e isso temos visto nos dados recentes da PNAD, divulgados pelo IBGE”, disse o diretor durante sua participação no painel.
Segundo ele, a expectativa é de que a iniciativa leve conectividade 4G ou superior a mais de 500 pequenas localidades, beneficiando cerca de 800 mil pessoas em áreas historicamente excluídas dos avanços tecnológicos. A medida também deve contribuir para melhorar a cobertura ao longo de rodovias federais e propriedades rurais próximas a essas vias.
O painel contou ainda com a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e da Brasscom, que discutiram os desafios e as oportunidades para o avanço da digitalização no campo, especialmente para pequenos e médios produtores.
O evento promovido pelo Telesíntese reforçou o papel estratégico das políticas públicas na inclusão digital rural, essencial para a modernização do setor agropecuário, aumento da produtividade e redução das desigualdades tecnológicas entre o campo e os centros urbanos.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações