Ministério das Comunicações divulga relatório de acompanhamento das ações previstas no Programa Conecta Integridade

Geral

O Ministério das Comunicações acaba de publicar o Relatório de Acompanhamento do Conecta Integridade, com a finalidade de avaliar e monitorar a implementação das medidas previstas no Programa de Integridade do MCom (ciclo 2024–2026), durante seu primeiro período de vigência, entre abril de 2024 e março de 2025.

O relatório é um instrumento de controle e transparência que reúne as atualizações, os ajustes e o acompanhamento da execução das ações previstas ao longo de um ano de vigência do plano.

O documento apresenta os resultados alcançados e as alterações no programa nos últimos 12 meses, permitindo que gestores, servidores, colaboradores e a sociedade civil acompanhem os avanços e compreendam sua contribuição para a missão institucional.

Segundo o levantamento, aproximadamente 82% do planejamento bienal foi concluído ou está em execução. Em detalhes: das 60 ações de integridade previstas, 25 foram concluídas, 14 estão em andamento, 10 estão em fase de análise/planejamento e 11 são ações contínuas.

Entre as ações estão a realização do II Encontro de Sustentabilidade ESG — ocorrido no final de 2024, na sede dos Correios — e as atividades contínuas de sensibilização de servidores sobre temas como prevenção ao assédio.

O monitoramento é responsabilidade da Assessoria Especial de Controle Interno do MCom. Além dos controles internos de rotina, a consulta via SEI às unidades de integridade do Ministério foi utilizada como metodologia para o levantamento de informações e subsídios para a elaboração do documento.

O relatório tem 26 páginas e está dividido em seções: gestão de riscos à integridade; ações de integridade, transparência e enfrentamento à corrupção; comunicação e sensibilização; ações de enfrentamento ao assédio; promoção da diversidade, do diálogo e da participação social; e ações de supervisão.

Implementado em abril de 2024, o Conecta Integridade tem como missão guiar o Ministério, de maneira íntegra e em conformidade com os princípios da ética pública, para que desempenhe com eficiência suas funções institucionais. O programa atua com os seguintes eixos e diretrizes: governança; gestão e sustentabilidade; conectividade universal e significativa; valorização do capital humano; serviços postais; e rádio e TV aberta.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações