Ministério das Comunicações estabelece metas para democratizar o acesso de brasileiros à internet

Geral

A democratização do acesso de todos os brasileiros à internet foi o foco das discussões do Ministério das Comunicações no segundo dia do Telebrasil 2025, realizado nesta quarta-feira (3), em Brasília. O diretor do Departamento de Política Setorial, Juliano Stanzani, abriu o painel temático A transformação social e digital pelas políticas públicas.

Segundo ele, o Ministério das Comunicações trabalha focado no Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID), para preencher as lacunas digitais ainda existentes no país.

“Nossa Política Nacional de Inclusão Digital é uma iniciativa impulsionada por decreto presidencial e que finalmente saiu do papel. No próximo dia 15 teremos a primeira reunião, com participação de duas câmaras temáticas. Estamos ousando para elaborar um guia que servirá para o futuro do Brasil”, detalhou Stanzani.

O Ministério das Comunicações iniciou, em setembro, os primeiros encontros do Grupo de Trabalho Interministerial do PNID. Entre as atribuições do GT está o mapeamento dos locais com falha de acesso à internet, a fim de buscar soluções para que nenhum brasileiro fique excluído da era digital.

O Norte Conectado também foi destaque no painel por ser uma política pública que alia investimento em infraestrutura e preocupação com o meio ambiente para levar conectividade a brasileiros em áreas mais remotas, especialmente na região Amazônica.

“Para além desse projeto pioneiro em nível mundial, estamos implantando 12 mil quilômetros de cabos nos rios para levar conectividade a áreas remotas. Teremos um legado a deixar. Estamos criando soluções e precisamos compreender o valor daquilo que todos nós estamos produzindo”, exaltou Stanzani.

O EVENTO

O Painel Telebrasil é um dos principais eventos de telecomunicações do país, que se consolida como espaço estratégico de debates sobre o papel da conectividade no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O encontro tem como objetivo oferecer uma visão atualizada da agenda institucional, regulatória e econômica do setor, destacando a inovação como motor de crescimento. Em sua edição de 2025, o Painel Telebrasil reafirma sua vocação de celebrar o futuro e será novamente palco do Prêmio Inova, que reconhece protótipos desenvolvidos por instituições da Rede Federal, alinhados este ano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações