Ministério das Comunicações leva cinema itinerante ao RN para divulgar distribuição de antenas parabólicas

Geral

O Ministério das Comunicações, por meio da Entidade Administradora da Faixa (EAF), leva ao município de Messias Targino, no Rio Grande do Norte, neste domingo (14), um cinema itinerante para divulgar o programa Brasil Antenado, que distribui kits de antenas parabólicas a famílias de baixa renda.

A iniciativa transforma praças e espaços públicos em grandes salas de cinema a céu aberto, combinando lazer e informação. O projeto tem como objetivo entreter as famílias e informar, de forma lúdica e interativa, como os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) podem receber gratuitamente o kit com a nova parabólica digital.

Até o dia 21 deste mês, o cinema itinerante visitará nove cidades do RN.

As sessões serão realizadas sempre com telão de LED, distribuição gratuita de pipoca e a exibição do filme “O Auto da Compadecida 2”. Antes da sessão, o público assiste a um trailer explicativo com detalhes sobre o programa. Instrutores também estarão presentes para tirar dúvidas e orientar os moradores sobre como solicitar gratuitamente a nova antena.

A distribuição dos kits ocorrerá em 323 cidades do país que não possuem sinal de TV aberta ou apresentam sinal precário. Por isso, será necessária a instalação gratuita da antena digital. O programa foi instituído pelo Ministério das Comunicações por meio da Portaria nº 17.337, de 7 de abril de 2025.

“É uma excelente iniciativa da EAF para divulgar esse projeto tão importante para o povo brasileiro, principalmente aqueles que mais necessitam. Muitas vezes, são pessoas que não têm condições de acessar, com facilidade, informações confiáveis. E, por isso, a TV aberta se torna o principal meio de obtenção de notícias e entretenimento. É isso que o presidente Lula quer: que as políticas públicas beneficiem diretamente o cidadão. A informação checada e de qualidade educa, ensina, abre horizontes e transforma vidas”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Para o diretor de Comunicação da EAF, Leonardo Liébana, a aposta no cinema itinerante reforça o caráter inovador da estratégia de comunicação do programa.

“Comunicar sobre um programa como esse, que vai mudar a vida de milhares de famílias em escala nacional, é um desafio robusto. Estamos falando de cidades com pouco ou nenhum sinal de TV. Por isso, tivemos que pensar em uma estratégia que chegasse ao Brasil profundo e fosse efetiva”, destacou.

Cronograma do cinema

As sessões começam sempre às 18h.

14.set: Messias Targino

15.set: Florânia

16.set: São Vicente

17.set: Jandaíra

18.set: Parazinho

19.set: São Miguel do Gostoso

20.set: Pedra Grande

21.set: São Bento do Norte

O programa

O Brasil Antenado, criado pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel e executado pela EAF, tem como objetivo assegurar o acesso à informação em regiões sem sinal ou com sinal precário de TV aberta.

Destinado às famílias inscritas no CadÚnico nos municípios contemplados, o programa garante gratuitamente o fornecimento e a instalação do kit da nova parabólica digital. O agendamento deve ser feito pelo site brasilantenado.org.br
ou pelo telefone 0800 729 2404 (também WhatsApp).

Fases

O programa atenderá 323 municípios em 16 estados até abril de 2026:

Fase A (14.jul a 12.out): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) — mais de 220 mil famílias aptas.

Fase B (13.out a 11.jan): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) — mais de 228 mil famílias aptas.

Fase C (12.jan a 12.abr.2026): 108 municípios em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS) — mais de 222 mil famílias aptas.

A lista completa de cidades está disponível no site oficial.

Sobre a EAF

A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; os programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a execução das infovias na região amazônica para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e a implantação das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.

Serviço

Mais informações: www.brasilantenado.org.br

(Com informações da Assessoria de Comunicação da EAF)

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações