Ministério das Comunicações prestigia premiação que reconhece iniciativas bem-sucedidas na aviação

Geral

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, prestigiou nesta terça-feira (27), a 10ª edição do prêmio Aviação + Brasil, em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a ANAC e o grupo Brasil Export, reconhece as melhores práticas da aviação brasileira, com base na satisfação dos passageiros, pontualidade e iniciativas de excelência em aeroportos e companhias aéreas.

Representando a pasta, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou o papel da premiação como instrumento de estímulo à melhoria contínua no setor aéreo. “Desde 2015, essa premiação tem servido como um importante incentivo à qualificação dos serviços aeroportuários. E os resultados são concretos: dezenas de aeroportos avaliados, milhares de empregos gerados e milhões de brasileiros sendo acolhidos com mais conforto, qualidade e respeito em seus deslocamentos”, afirmou.

Ao todo foram concedidas 14 premiações, distribuídas em seis categorias principais e três prêmios especiais (Prêmio Inovação e Acessibilidade, Prêmio Voa Brasil e Prêmio Resiliência – que reconhece iniciativas de superação de desafios no setor).

No evento, o ministro afirmou que o Ministério das Comunicações tem buscado ampliar a cobertura de internet em áreas estratégicas de mobilidade, incluindo os aeroportos e seus entornos, por meio do 5G e de ações estruturantes que favorecem e ampliam a conectividade.

“Sabemos que a conectividade digital é, hoje, uma parte essencial da experiência de quem viaja. Embarcar em um voo começa, muitas vezes, com um check-in online; passa por aplicativos de transporte, informações digitais nos terminais e termina com uma mensagem enviada a familiares — muitas vezes com wi-fi gratuito ofertado pelos aeroportos”, disse o ministro.

Frederico também falou sobre o Prêmio Inovação e Acessibilidade, abordando a importância da conexão de qualidade para pessoas com algum tipo de deficiência.

“A inclusão digital também é acessibilidade. Estamos falando de garantir que pessoas com deficiência, idosos, estudantes, profissionais em trânsito e todos os brasileiros tenham acesso à informação de forma fácil e imediata. E isso só é possível com uma infraestrutura de comunicações eficiente, democrática e presente”, finalizou Frederico.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações