Ministério das Comunicações recebe visita técnica da Unesco para discutir transformação digital na educação

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O Ministério das Comunicações recebe, nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), a visita técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no âmbito da Colaboração para a Transformação Digital (DTC), iniciativa da Coalizão Global para a Educação da entidade, criada para impulsionar a transformação digital na educação e apoiar o avanço rumo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.
O objetivo da visita é apoiar a implementação da visão do Brasil para a transformação digital da educação. Participam das atividades representantes do governo, em especial dos Ministérios das Comunicações e da Educação, e parceiros da DTC.
A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (29) e contou com a participação do secretário-executivo adjunto do Ministério das Comunicações, João Aloísio Vieira, e de representantes do Ministério da Educação, da Unicef e da Unesco.
“Essa é uma grande iniciativa da Unesco, que promove a cooperação de muitos para que a tecnologia digital seja usada como ferramenta estratégica na área da educação. Os esforços conjuntos dos Ministérios das Comunicações e da Educação, da Unicef e da Unesco para colaborar no desenvolvimento e implementação de estratégias digitais que promovam a equidade, a inclusão e a sustentabilidade dos sistemas educacionais demonstram o quanto a união desses esforços pode impulsionar a transformação digital da educação de forma inclusiva para todos os brasileiros”, destacou Aloísio.
A coordenadora do Setor de Educação da Unesco, Rebeca Otero Gomes, frisou que esse trabalho em conjunto é fundamental para “garantir que a transformação digital da educação não apenas avance, mas também se concentre em alcançar as metas da educação pública e na redução das desigualdades no acesso e na qualidade”.
Ela ressaltou, ainda, que a colaboração do Brasil com a DTC “é um mecanismo-chave para alinhar os parceiros locais à visão de curto e longo prazos do governo para a transformação digital da educação”.
Escolas Conectadas
Logo após a abertura do evento, o MEC e o MCom apresentaram um panorama da jornada de transformação digital do Brasil na educação. Os palestrantes destacaram os principais marcos, as iniciativas em andamento e os desafios que ainda persistem na expansão do acesso, da infraestrutura e das habilidades digitais.
Foi apresentada a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), que visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país, além de apoiar a aquisição e a melhoria dos dispositivos e equipamentos presentes nas unidades escolares.
O diretor do Departamento de Política Setorial do MCom, Juliano Stanzani, apresentou o que o Ministério das Comunicações tem feito pela inclusão digital, com foco nos dados da Enec. Ele citou as vantagens da implementação da estratégia e como ela tem sido financiada utilizando-se, por exemplo, de recursos do Leilão do 5G, cujo edital previu a destinação de R$ 3,1 bilhões para o provimento de conectividade nas escolas públicas de educação básica. O investimento total previsto para a Estratégia é de R$ 8,8 bilhões, sendo R$ 6,5 bi por meio do PAC e o restante de outras fontes. 
“Garantir essa conectividade nas escolas é uma grande missão. O sucesso depende da cooperação de todos”, finalizou Juliano.
O evento segue nesta quarta-feira (30), com reflexões sobre o que foi discutido no dia anterior, incluindo abordagens voltadas à garantia da qualidade de recursos digitais, à implementação de conectividade universal de alta qualidade, à gestão escolar e aos desafios do setor educacional brasileiro.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações