Ministério das Mulheres e UnB lançam curso de formação sobre diplomacia popular, emergência climática, territórios e gênero

Geral

O Ministério das Mulheres, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, lança nesta sexta-feira (25), às 15h, o curso de formação “Diplomacia Popular: Emergência Climática, Territórios e Gênero”. A cerimônia será realizada no Salão de Ministros do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com participação das ministras Márcia Lopes e Marina Silva, além da reitora da UnB, Márcia Abrahão.

Com investimento de R$ 200 mil do Ministério das Mulheres, o curso é voltado à formação de lideranças de povos e comunidades tradicionais, incluindo reserva de vagas inicial para mulheres negras, jovens e representantes do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). Ao todo, 116 pessoas estão inscritas, sendo 104 mulheres.

As aulas terão início no dia 22 de agosto e seguirão até 24 de outubro, em formato on-line. A formação será conduzida por docentes do Departamento de Relações Internacionais da UnB e visa preparar as lideranças para atuar em espaços estratégicos de incidência e negociação climática, incluindo a participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada neste ano em Belém (PA).

O lançamento será realizado em formato híbrido, com transmissão on-line para os participantes inscritos. Jornalistas interessadas(os) em cobrir o evento podem se credenciar pelo e-mail imprensa@mulheres.gov.br.

Serviço

Lançamento do curso de formação “Diplomacia Popular: Emergência Climática, Territórios e Gênero” 

Data: 25/07/2025, às 15h

Local: Salão dos Ministros, 5° andar, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Bloco B, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF).

Mais informações para a imprensa: (61) 2027-3676.

Fonte: Ministério das Mulheres