Ministério das Mulheres marca presença na 5ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres

Geral

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal segue até este domingo (24), em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, com entrada gratuita. O encontro reúne mulheres de diferentes regiões administrativas do DF para debater e propor ações que integrarão o III Plano Distrital de Políticas Públicas para Mulheres.

Entre os temas em destaque, estão estratégias para ampliar o diálogo entre governo e comunidade, fortalecimento das redes de proteção, integração de políticas públicas, mapeamento de instituições locais e estímulo ao protagonismo de coletivos e organizações feministas. Ao final, será eleita a delegação que representará o DF na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM).

A secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, participou da mesa de abertura no sábado (23), quando destacou a importância do processo democrático que tem mobilizado mulheres em todo o país. “Eu tive a honra de representar a ministra Márcia Lopes aqui na Conferência das Mulheres do Distrito Federal, um espaço fundamental de fortalecimento da democracia, da participação social e da luta por igualdade de gênero. Este encontro integra o quinto ciclo de conferências de política para as mulheres, um processo democrático e participativo que mobiliza mulheres em todo o Brasil e reafirma a trajetória histórica de construção coletiva para a formulação de políticas públicas capazes de garantir um país sem violência, sem desigualdade de gênero e sem opressão sobre os nossos corpos e as nossas vidas”, afirmou.

Ela lembrou ainda que a etapa nacional vai reunir, em Brasília, quatro mil mulheres de todo o país. “Que essa conferência seja um espaço de troca, de aprendizado e de reafirmação do direito das mulheres, do fortalecimento da luta coletiva e do feminismo, porque juntas seguiremos construindo um presente e um futuro no Brasil com mais democracia e igualdade de gênero. Afinal de contas, violência contra a mulher não é o que queremos. Seguiremos juntas para que todas sejamos livres”, completou.

A secretária da Mulher do Distrito Federal, Gisele Ferreira, ressaltou o caráter plural e inclusivo do encontro. “Democracia sem mulheres não é democracia plena. Igualdade sem diversidade não é verdadeira igualdade. Conquistas só são duradouras quando alcançam todas as mulheres: negras, brancas, indígenas, quilombolas, periféricas, mulheres com deficiência, mulheres trans, mães solos, jovens e idosas. Cada uma de nós tem uma história, mas todas temos o mesmo direito: viver com dignidade e sem violência”, destacou.

Ela lembrou ainda os avanços da gestão no DF. “Quando chegamos à Secretaria da Mulher, havia 15 equipamentos públicos. Hoje já são 31, e queremos estar cada vez mais próximas das mulheres, levando a informação até elas, porque sabemos que enfrentam a tripla jornada. Nosso compromisso é mostrar que nenhuma mulher é invisível nesta capital”, afirmou.

5ª CNPM

Realizada pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com o Conselho dos Direitos da Mulher do DF, a conferência distrital faz parte da mobilização nacional em torno da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais. O encontro nacional será realizado entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, com a participação de cerca de quatro mil mulheres de todos os estados brasileiros.

Para mais informações, acesse a plataforma Brasil Participativo. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.

Fonte: Ministério das Mulheres