Ministério das Mulheres participa de conferência de Santa Catarina e reforça compromisso com políticas públicas para as mulheres

Geral

A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Santa Catarina (5ª CEPMSC) foi iniciada nesta quarta-feira (27), em Florianópolis (SC). Com o tema  “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento reuniu cerca de 300 participantes, entre gestoras públicas, lideranças sociais, conselheiras e cidadãs de todas as regiões do estado.  Ao final da conferência, que segue até amanhã (28), serão  eleitas as 74 delegadas que representarão Santa Catarina na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), a conferência tem como objetivo ampliar a participação das diversas entidades de mulheres para estabelecer um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal. Ao todo, foram realizadas 31 conferências em Santa Catarina, entre etapas municipais e regionais, que subsidiaram as discussões da etapa estadual.

A Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy, participou da abertura do evento, quando destacou a importância da diversidade e do protagonismo das mulheres nos espaços de poder e no controle social. “Quero cumprimentar todas as mulheres aqui presentes, em sua diversidade e potência. Este é o espaço do controle social, construído com muito empenho pelas conselheiras estaduais, que tiveram papel fundamental na organização desta conferência. São vozes potentes, que precisamos ouvir, porque é por isso que existem as conferências: para garantir a participação social e ampliar a democracia”, afirmou.

Com um público plural, que reuniu representantes da sociedade civil, conselhos municipais e lideranças políticas, a 5ª CEPMSC consolida-se como um marco no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no estado. 

5ª CNPM

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.

Para mais informações, acesse a plataforma Brasil Participativo. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.

Fonte: Ministério das Mulheres