Ministério do Esporte destaca avanços da Lei de Incentivo em cerimônia no Congresso

Esporte

O Ministério do Esporte reafirmou, nesta terça-feira (1º), o compromisso com a valorização e o aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) durante cerimônia solene realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento marcou a entrega da Comenda Incentivadores do Esporte, que homenageou dez empresas pelo apoio a projetos esportivos que promovem inclusão, cidadania e transformação social em todo o país.

 Representando o ministro André Fufuca, o secretário-executivo da pasta, Diego Galdino, destacou que o governo federal está empenhado em tornar a LIE mais eficiente e perene. “Estamos reestruturando a Diretoria de Incentivo para dar mais agilidade e condições de trabalho. Os números mostram que o interesse das empresas está crescendo e precisamos acompanhar essa demanda”, afirmou.

Ele também fez um apelo ao parlamento. “Nossa prioridade é continuar avançando na desburocratização da LIE, mas contamos com os deputados para torná-la atemporal. Os nossos recursos somados com os oriundos da Lei de Incentivo é o que faz o esporte do país evoluir a cada dia”.

A diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolina Gomes, reforçou o papel social da política pública. “Hoje não estamos apenas reconhecendo patrocinadores. Estamos valorizando aqueles que acreditam no esporte como ferramenta de transformação social. Cada real investido é uma semente plantada em quadras, campos, pistas e corações”, disse.

Segundo Carolina, os projetos incentivados pela LIE já beneficiaram mais de um milhão de pessoas, entre crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. “O esporte social é mais do que medalhas. É saúde, disciplina, educação e cidadania. As empresas homenageadas hoje escrevem, junto conosco, uma nova narrativa para o esporte brasileiro, mais inclusiva, mais justa, mais humana”, completou. O secretário nacional do Paradesporto, Fábio Araújo também esteve presente na cerimônia.

A presidente da Comissão do Esporte da Câmara, deputada Laura Carneiro, também defendeu a ampliação da Lei. “Sem a Lei de Incentivo ao Esporte, milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade talvez nunca tivessem uma chance de transformar suas realidades. É uma política que salva, educa e dá dignidade”, destacou.

Lei de Incentivo

A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) também segue como pilar importante das políticas esportivas do Brasil. Em 2024, mais de 6.600 projetos foram apresentados, mobilizando R$ 1 bilhão em patrocínios e doações e impactando mais de 2 milhões de pessoas. Do total de 2.072 projetos executados em 2024, foram contemplados 3.785 núcleos com pelo menos uma atividade de projetos incentivados pela LIE.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte