Uma parceria entre o Ministério do Esporte (MEsp) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de um acordo de cooperação técnica, vai permitir o desenvolvimento do projeto “Monitoramento do Esporte Brasileiro: Informações e Indicadores”. A iniciativa irá apoiar a criação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE), além de subsidiar políticas públicas mais efetivas, democráticas e alinhadas à realidade dos territórios, conforme estabelece a Lei Geral do Esporte (LGE).
A implementação do projeto seguirá as diretrizes dos artigos 13, 16, 17 e 18 da LGE, viabilizando a gestão compartilhada do sistema operacional e do sistema lógico, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva (Ipie). Também está prevista a transferência integral dos dados e informações coletados no âmbito da pesquisa.
Esses dados deverão ser utilizados pelo Ministério do Esporte, por estados e municípios na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, planos, ações e outras iniciativas, com base nos princípios, objetivos e competências do Sistema Nacional do Esporte (Sinesp). Finalizado, o sistema será de acesso público, permitindo que a população consulte informações sobre o esporte no Brasil.
“A produção e o levantamento de dados referentes ao esporte e sua sustentabilidade são ferramentas estratégicas para o fortalecimento das políticas públicas no país. Com informações qualificadas, é possível direcionar melhor os investimentos, identificar prioridades, reduzir desigualdades e promover ações mais eficazes em todas as regiões do Brasil. Por isso, essa iniciativa representa um passo importante para orientar gestores na formulação de políticas públicas mais integradas, inovadoras e alinhadas aos desafios do nosso tempo”, afirmou Thiele Araujo, diretora de Projetos da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte.
A iniciativa do instituto e da universidade é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo central é conhecer a realidade esportiva em estados e municípios brasileiros, de modo a contribuir para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas do setor. O projeto tem origem na pesquisa Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), também promovida pelas duas instituições.
A proposta envolve a estruturação e a aplicação de um questionário destinado a estados, municípios e entidades esportivas, com o objetivo de coletar dados sobre:
- cultura esportiva: modalidades oferecidas;
- identidade institucional: caracterização dos órgãos responsáveis; e
- governança: práticas de transparência, prestação de contas, participação e controle social.
“Esse trabalho tem como objetivo coletar, sistematizar e analisar os dados da gestão esportiva das entidades públicas e privadas do país. Durante 12 anos, já coletamos informações de 2.338 municípios em quase todos os estados brasileiros. Também temos avançado na coleta de informações de entidades privadas sem fins lucrativos e no levantamento de dados sobre o Bolsa Atleta. O acordo com o Ministério do Esporte vai auxiliar entidades públicas estaduais e municipais a contribuir com o Sistema de Informações. Essa parceria, sem dúvida, vai fortalecer o desenvolvimento do esporte no país”, declarou o professor Fernando Mezzadri, coordenador do Ipie.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte