Ministério do Esporte reforça a educação antidopagem nos Jogos da Juventude

Esporte

O Ministério do Esporte está promovendo, durante os Jogos da Juventude 2025, em Brasília, uma ação educativa inédita sobre integridade esportiva e prevenção ao uso de substâncias proibidas. A iniciativa, uma parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), tem buscado aproximar os jovens atletas do tema da antidopagem.

No centro das atividades está a Estação ABCD, um estande interativo que simula todas as etapas de um controle antidopagem: da recepção dos atletas ao processamento de amostras e coleta. A proposta é oferecer uma vivência prática e acessível não apenas para competidores e técnicos, mas também para familiares e membros das equipes de apoio.

Segundo Adriana Taboza, presidente da ABCD, este é um momento crucial na formação dos atletas. “O jovem que participa dos Jogos da Juventude está dando o primeiro passo em sua carreira esportiva. É quando conseguimos trabalhar valores e princípios que o acompanharão ao longo de toda a trajetória. Na Estação ABCD, apresentamos de forma prática as etapas de um controle de dopagem, desmistificando o processo e mostrando que ele é parte natural do ambiente esportivo, com a função de proteger a saúde do atleta e a integridade da competição.”

Sebastian Pereira, gerente executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB, também reforça a importância da parceria “O COB tem um grande orgulho em contar com a ABCD nesse trabalho com os jovens. Essa é uma oportunidade fundamental para levar informações que serão decisivas quando eles alcançarem o alto rendimento.” Para ele, levar esse tipo de conhecimento desde cedo é estratégico. “Se desejam ser campeões e medalhistas, precisam compreender cada etapa e responsabilidade que fazem parte desse universo.”

Marco nacional

O Brasil tem avançado no fortalecimento de políticas públicas relacionadas à prevenção do doping; entre as medidas está a Lei 14.806/2024, que determina a obrigatoriedade de incluir alertas em bulas, rótulos e propagandas de medicamentos que contenham substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem. A norma busca reduzir os riscos de doping acidental, especialmente entre jovens atletas, ainda em fase de formação.

A expectativa é que a iniciativa nos Jogos da Juventude sirva de modelo para outras competições nacionais. “O nosso sentimento é que isso seja o início de uma integração não só entre ABCD e o Comitê Olímpico, mas também com as confederações. E que seja uma realidade para todos, porque o futuro é esse: cada vez mais atletas de destaque tendo controle”, concluiu Sebastian.

Os Jogos da Juventude terminam na quinta-feira, 25 de setembro.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte