A candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 foi oficialmente apresentada aos eleitores que definirão o local da competição continental. A primeira exposição do projeto ocorreu nesta sexta-feira (8), em Assunção, no Paraguai, durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports, entidade que reúne os 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas.
O Ministério do Esporte esteve representado pela secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques, que destacou o papel do governo federal na articulação e no apoio ao projeto. “Estar na Assembleia da Panam Sports foi uma oportunidade de reafirmar, em nome do governo federal, nosso compromisso com o fortalecimento do esporte brasileiro e com a realização de grandes eventos internacionais no país. A candidatura de Rio-Niterói representa não apenas um projeto esportivo, mas também um legado de desenvolvimento social, cultural e econômico para o Brasil”, afirmou Iziane.
O encontro contou também com a participação dos prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, além do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta. Entre os pontos defendidos pela delegação brasileira estão a utilização da infraestrutura já existente, parcerias público-privadas para construção da Vila Pan-Americana e a ampliação de programas de iniciação esportiva e centros de treinamento.
A cidade paraguaia de Assunção também apresentou sua candidatura. A decisão final sobre a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será tomada em outubro, durante nova assembleia da PanAm Sports, em Santiago, no Chile.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte